O casarão onde funciona a Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, é um encanto e desperta a curiosidade das pessoas em querer conhecer o espaço e toda a arte e o acervo oferecido. A boa notícia é que todas as pessoas, inclusive quem tem algum tipo de deficiência poderão acessar o local com maior facilidade
Segundo a prefeitura, a Pinacoteca já omeçou a receber serviços de adequação e acessibilidade. O local vai ganhar rampas externas para entrada no edifício principal, onde será instalado um elevador plataforma (sem poço) para uma cadeira de rodas e um acompanhante.
“O elevador ocupará parte da sala ao lado da escada, no piso térreo, e da sala ao lado da escada no piso superior”, explica o engenheiro Daniel Navrocky, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).
Ainda de acordo com ele, o projeto para tornar o espaço cultural acessível prevê também a recomposição de escada externa, rampas móveis em aço, reforma de sanitários do térreo e do primeiro pavimento; adequação das instalações elétricas, piso podotátil e comunicação visual.
O endereço da Pinacoteca Benedicto Calixto fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão nº 15. Ela se destaca por ser a última casa da orla de Santos que mantém as características da época dos barões do café e também por ter o estilo neoclássico.