Casas de repouso de São Vicente vão receber o Projeto ‘Tocando Corações’

Créditos: Divulgação

Frio e a necessidade de estar com alguém para conversar, passar o dia e um convívio para aquecer corações. Nem sempre a vida das pessoas que estão nas casas de repouso é tranquila, no aspecto de afeto, devido a saudade dos familiares. Como forma de aquecer os corações dos idosos residentes de casas de repouso, a Prefeitura de São Vicente lança o Projeto ‘Tocando Corações’.

Desenvolvido pela Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV), a iniciativa começa no sábado (12), às 14h, e de acordo com a pasta, o projeto levará a arte em diversas manifestações, com destaque para a música como uma fonte de entretenimento e acolhimento para os mais velhos.

A ideia do projeto, de acordo com o município, é oferecer um ambiente de diversão e cultura para os idosos, proporcionando momentos de alegria e descontração dentro das instituições de acolhimento. Grupos musicais, coletivos de artes e artistas engajados na causa participarão das apresentações.

“Levar a arte através do teatro, da dança, rodas de conversas e oficinas é mais do que entreter. É sobre emocionar e ter a chance de transformar não somente o dia de uma pessoa, mas toda a perspectiva de vida que ela tem. Muitas pessoas em casas de repouso envelhecem acreditando que não podem mais se divertir e nós queremos transformar isso”, destaca o Secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues.

O projeto terá início no Lar Vicentino, localizado no bairro Parque São Vicente, com uma cerimônia de inauguração que contará com  a presença do Projeto Samba Sem-Teto. O grupo reúne compositores e percussionistas de São Vicente e região com o objetivo de preservar o Patrimônio Cultural Imaterial do Samba Tradicional, conhecido como samba-raiz, símbolo da identidade nacional do Brasil. 

A Presidente do Fundo Social, Thaynã Amado, acredita que o papel da administração pública vai muito além do assistencialismo. “O nosso intuito se baseia sempre em levar os serviços da Prefeitura para mais perto das pessoas, e está incluso a cultura, a música, a arte e o entretenimento. E é uma grande alegria poder contribuir com essa ação levando doações que recebemos no Fundo Social e levando, claro, muito amor e carinho a quem tem tanto a nos ensinar”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS