Um idoso de 62 anos, preso no Centro de Detenção Provisória de São Vicente, faleceu vítima de meningite. O homem estava sendo tratado no Pronto-Socorro do Rio Branco.
Em nota, a Prefeitura de São Vicente confirmou a informação do registro do caso da doença dentro do CDP, assim como a morte do detento.
De acordo com a administração municipal, a cidade “segue atento visando conter a possibilidade de surtos”. A higienização do presídio foi promovida pelo próprio CDP.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Casos
Questionada com relação ao número de casos da doença na cidade, a Prefeitura afirmou que foram confirmados, de janeiro a julho de 2025, apenas seis casos de meningite, 10 a menos do que o mesmo período do ano anterior, em que foram registrados 16 casos.
Altamente transmissível de pessoa para pessoa, a meningite é uma inflamação que atinge as meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos ou outros agentes. Se não tratada corretamente e de forma rápida, pode causar a morte do infectado.
Vacinação
A vacinação da meningite está acontecendo em São vicente, com doses recomendadas da Meningo C para crianças de 3 a 5 meses de idade e Meningo ACWY aos 12 meses e dos 11 aos 14 anos.
Os imunizantes estão disponíveis em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, além do posto de vacinação do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 – Centro), ao lado do Estacionamento G5, de segunda a sábado, das 10h às 19h.



