Devoção a padroeira: Catedral de Santos lota em devoção à Nossa Senhora do Monte Serrat

Créditos: Paulo Barrio

Em Santos, o 8 de setembro é feriado municipal, em razão do dia de Nossa Senhora do Monte Serrat. E os fieis católicos fizeram questão de lotar a Catedral da cidade desde as primeiras horas do dia. Uma série de missas foram realizadas e o clima foi de alegria, emoção, gratidão e renovação de fé, além de pedidos de graças.

As primeiras celebrações começaram às 6h e além das missas, o público também aproveitou a presença da imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat para fazer orações e também registros fotográficos e de vídeos.

Créditos: Paulo Barrio

Toda essa devoção do santista e do católico vindo de outras cidades da Baixada Santista tem uma justificativa. É o que explica o Padre Claudenil Moraes Silva, que para o THMais, falou sobre a devoção.

“Muita gente sobe ao santuário porque é difícil. São 402 degraus e os fieis fazem de tudo para ir à pé, propositalmente, como forma de fé, devoção e sacrifício. Ao longo do ano, participam da Via Sacra, rezam nas 14 estações, mas com o objetivo de chegar ao Santuário. Um exemplo é no dia 7 de setembro, onde mesmo que a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat não esteja no santuário, as pessoas prometeram ir ao local para agradecer e rezar”.

Quanto a devoção e o carinho do público da região, Padre Claudenil explica sobre a importância que Nossa Senhora do Monte Serrat para a população. A figura materna é um marco da padroeira.

“Sempre recordamos que Nossa Senhora é a Mãe de Deus e nossa mãe, nos mais diversos títulos e expressões. Neste dia que celebramos o dia da padroeira, comemoramos a natividade dela, recordamos a vida dela e devemos ter um olhar para Nossa Senhora como mãe e que do alto do monte, ela olha e ora por nós, em busca do amor e do perdão em tempos difíceis e de desesperança, celebrar Nossa Senhora é celebrar a esperança, o amor e o carinho, igual como uma mãe faz aos seus filhos”, explica.

Ás 14h acontecerá a Santa Missa Campal na Praça José Bonifácio. Durante a celebração, haverá um ponto especial de arrecadação de doações às vítimas do incêndio no Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste, em Santos.

Em seguida, haverá a procissão que conduzirá a imagem de Nossa Senhora até o Santuário no alto do Monte Serrat, passando pelo Paço Municipal para a renovação da Consagração da Cidade à Nossa Senhora.

As celebrações oficiais terminarão às 19h com a Santa Missa Campal, presidida por Dom Tarcísio, no Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS