Domingo (01/10) de tempo frio, de leve chuva e com cara de preguiça. Estes foram os ingredientes ideais para o público ir ao Centro de Santos e aproveitar o melhor que a 6ª edição da Feira Mercado Coffee teve de oferecer.
A atração fez parte da comemoração ao Dia Internacional do Café, no Bulevar da Rua XV de Novembro. Mas além da tradicional bebida, demais produtos feitos à base do café puderam ser conferidos e comercializados. Diversas barracas foram erguidas próximas da Bolsa do Café. E além disso, também ocorreram performances artísticas, oficinas temáticas, workshops, shows e atividades para crianças.
A 6ª Feira Mercado Coffee atraiu santistas, turistas e também pessoas de outros países. E a opinião foi unânime.
Os expositores aproveitam a festa para trocar experiências com colegas do setor, expor suas marcas e, claro, vender produtos.
À frente da Academia de Baristas, Isa Moraes avalia que o evento tem como principal efeito apresentar novos tipos de cafés para os visitantes: “É superbacana, traz o público para o Centro. Eu trouxe o blend da casa e outras variedades especiais, além de brownies e brigadeiros de café. A gente explica qual é cada um, como é feita a torrefação e também mói na hora”.
Cachaça
O café pode ser matéria-prima para diversos produtos. E acredite se quiser, também de bebidas alcoólicas. A Cachaça Artesanal do Mestre, baseada em Cubatão, apresentou seu aguardente à base do grão. “Viemos agregar ao negócio do café. Nós vemos o prazer das pessoas que degustam e levam para casa nossa bebida. É uma experiência muito prazerosa”, disse o dono da marca, Pedro Eduardo Antonelli.
O Mercado Coffee foi realizado pelo Museu do Café em parceria com a Prefeitura, por meio do projeto Feito em Santos, e a Associação Comercial de Santos (ACS).