Desde 2020, Bertioga conta com o Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM). E quase três anos depois, o local se tornou referência no atendimento e cuidados com as mulheres da cidade, mas também um modelo para os demais municípios da Baixada Santista.
A administração explica que o funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e pontos facultativos. Nele, as munícipes tem à disposição consultas de ginecologia e pré-natal, mastologista, exames de ultrassom, coletas de papanicolau, consultas de pediatria, salas de treinamento para planejamento familiar e programas de pré-natal.
No local também há a sala de serviço odontológico, com atendimentos cirúrgicos, reabilitadores e preventivos com equipamentos modernos, canetas de alta e baixa rotação, e sistema informatizado. Além do espaço de fisioterapia, paramentado com diversos equipamentos de fisioterapia, como plataforma step, espaldar, bolas de exercícios, rolo e anel flex.
Segundo a prefeitura, outras informações podem ser consultadas pelo telefone (13) 3500-8867, ou diretamente na unidade. O endereço fica na Rua Eduardo Correia da Costa Júnior, 460, bairro Vista Linda, entre a Rodovia Rio-Santos e a Avenida Anchieta.
Programa Alô, Mamãe Bertioguense
Recém-lançado, também é no CESM que acontecem os atendimentos do “Alô, Mamãe Bertioguense”, sistema de comunicação promovido para conectar enfermeiras especializadas com gestantes e puérperas do Município.
O programa busca oferecer atendimento à distância para esse grupo de mulheres, prestando esclarecimento às principais dúvidas que costumam surgir durante esse período.
A participação acontece após o início do pré-natal. O programa identifica os casos que necessitam de monitoramento individualizado e define um plano de acompanhamento conforme sua complexidade, com contatos semanais, mensais ou mais frequentes.