Com algumas farpas e propostas, foi ao ar o primeiro debate dos candidatos à prefeitura de Santos, na tela da Tv Thathi Band Litoral, comandado por Pedro Campos, jornalista e apresentador da Rádio Bandeirantes e Band News TV, nesta quarta-feira (21). Apenas no Youtube, ao todo, cerca de 9 mil pessoas assistiram à transmissão ao vivo, representando o sucesso da emissora com seu compromisso com a democracia.
A expectativa era alta para que os candidatos Nando Pinheiro (AVANTE), Rogério Santos (REPUBLICANOS), Rosana Valle (PL) e Telma de Souza (PT) pudessem debater sobre o futuro da cidade de Santos, e assim, expor seus pensamentos, suas propostas, possibilitando que os eleitores conheçam e escolham quem vai exercer o cargo de chefe do executivo do município pelos próximos quatro anos.
No primeiro bloco, a pergunta “Por que você merece o voto dos santistas?” foi feita à todos, sendo respondida em 2 minutos, e posteriormente, começou o sorteio para definir quem responderia as perguntas sobre os temas: Pessoas em situação de rua; Geração de novos empregos; Relação porto e cidade; Mobilidade Urbana; Saúde; Educação; Segurança; Habitação.
Neste momento, cada um respondeu à duas perguntas. Sorteada para falar sobre mobilidade urbana, Rosana Valle criticou o candidato e também atual prefeito, Rogério Santos sobre as obras do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), e posteriormente o citou novamente quando o assunto foi saúde.
Nando Pinheiro, por sua vez, chamou o debate de ‘circo’, e questionou Rosana Valle sobre ter deixado seu cargo de deputada federal para atuar na prefeitura da cidade. Segundo ele, “jamais sairia de Brasília e trairia eleitores pra disputar campanha”, e disse que a candidata “surfa” nas ondas. A citada pediu direito de resposta, mas foi negado pela assessoria jurídica da TV Thathi Band Litoral.
Telma de Souza e Rogério Santos, neste primeiro momento, conduziram suas falas diretas ao telespectador, e não citaram os outros presentes. Já no segundo bloco, o debate foi conduzido da seguinte forma: cada um pôde fazer uma pergunta e responder à quantas fosse solicitado, com possibilidade de réplica e tréplica entre eles.
Rogério Santos, durante ‘perguntas e respostas’ com Telma de Souza sobre moradias, aproveitou o momento para então, rebater a crítica de Rosana Valle sobre as obras na cidade, e defendeu o projeto do VLT, que segundo ele, todas as cidades querem pois “é o melhor transporte do mundo”.
Houve desta vez, uma troca de farpas direta durante ‘perguntas e respostas’ entre Rogério Santos e Rosana Valle, quando o assunto foi educação. A candidata diz que é o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos últimos tempos da cidade, criticando a gestão do atual prefeito, enquanto o mesmo a questionou se sabia calcular o IDEB.
No terceiro bloco, as perguntas e respostas continuaram. Rosana ‘alfinetou’, desta vez, Nando Pinheiro, questionando se o candidato era vice-prefeito de Rogério Santos, e se colocou como representante da oposição. Em outro momento, em sua vez de realizar pergunta, Telma de Souza questionou a candidata do PL sobre ter votado em desfavor de trabalhadores durante seu mandato como deputada federal.
Mais farpas continuaram a serem trocadas entre Rosana e Rogério. Nando Pinheiro, questionado sobre as mudanças climáticas, reforçou sobre sua opinião da candidata do PL ter abandonado o cargo que atuava em Brasília para disputar as eleições municipais 2024.
Nas considerações finais, cada candidato teve direito à dois minutos e a ordem, desta vez, foi inversa à definida no começo do debate. Durante o direito de fala de Nando Pinheiro, o mesmo citou sobre Rosana Valle ser “gastona”, a mostrando uma medalha que tirou do bolso.
O pedido de direito de resposta de Rosana sobre a acusação feita pelo candidato foi aceita, e a mesma negou sobre a ‘fake news’ citada. A candidata concluiu dizendo que “Santos não tem dono, Santos é administrada por um gestor mas a cidade é de todos os santistas”.
No geral, os embates políticos aconteceram, mas foram civilizados, e ponderados, e todos os candidatos aproveitaram o tempo dado para falar sobre suas ideias, conduzindo suas falas da forma que julgaram melhor, e os eleitores puderam conhecer o que cada um pensa sobre o futuro de Santos.
Conforme definido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as eleições municipais de 2024 terão seu primeiro turno no dia 6 de outubro, e Santos está entre as cidades com mais de 200 mil eleitores, com um possível segundo turno, programado para o dia 27 do mesmo mês.
Se houver, a população poderá contar mais uma vez com um debate na Tv Thathi Band Litoral, reforçando seu compromisso com a democracia. “Tv Thathi Band Litoral, a eleição começa primeiro aqui.”
Para assistir na íntegra o primeiro debate dos candidatos à prefeitura de Santos, basta clicar aqui. Vale lembrar que o mesmo será reprisado no domingo (25), após o futebol, na Rádio Bandeirantes. Ele também está disponível na Band Play.