Uma confusão envolvendo um ciclista, de 39 anos e guardas municipais de São Vicente ocorreu no novo Parque da Juventude, na região da orla da Praia do Itararé. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a briga e os populares questionaram a postura dos agentes.
Segundo o boletim de ocorrência (B.O.), o caso aconteceu no sábado (23/09), o homem realizava manobras com a bicicleta, mas a prática teria colocado em risco a segurança de pedestres em risco.
Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi ao local e orientou que ele parasse. Porém ele não teria obedecido a decisão e alegou que os agentes não são policiais. Ainda de acordo com o B.O., um dos guardas tentou apreender a bicicleta, mas foi impedido pelo ciclista, que resistiu fisicamente. Os agentes usaram a força necessária para imobilizá-lo e algemá-lo. Só que os populares que estavam no Parque da Juventude ficaram inconformados e pediram para que a ação parasse.
Resposta
A Prefeitura de São Vicente informou, por meio de nota, que o homem foi imobilizado e algemado após tentar impedir a apreensão dos guardas. Ainda segundo a administração municipal, as manobras praticadas pelo suspeito colocavam em risco a segurança dos pedestres porque o ciclista avançava em direção à calçada.
O homem chegou a ser encaminhado ao Hospital Municipal com ferimento no pulso, mas foi levado à delegacia após ser liberado. O caso foi registrado como resistência no 1º Distrito Policial (DP) de São Vicente.
A Associação dos Guardas Municipais da Baixada Santista divulgou uma nota informando que os agentes agiram “dentro da legalidade e utilizaram de força moderada para conter o homem que estava agressivo”.
O THMais também procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) para detalhar sobre a situação do ciclista detido. Mas até a publicação desta reportagem não houve retorno. assim que se manifestarem, terão a resposta divulgada.