Três cidades da Baixada Santista fizeram campanhas para reforçar os cuidados e a proteção contra os afogamentos nas praias, rios e lagos. A iniciativa faz parte do Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, celebrado na terça-feira (25). Bertioga, Santos e São Vicente fizeram questão de alertar, por meio de iluminações de monumentos com a cor azul.
O alerta é essencial, já que segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o afogamento foi causa de mais de 2,5 milhões de mortes na última década. No Brasil, 16 brasileiros morrem afogados diariamente, ou seja, um a cada 90 minutos. Isto equivale a cerca de 6 mil mortes por ano. E as principais vítimas envolvem crianças de 1 a 4 anos.
Bertioga
Em Bertioga, a Praça dos Emancipadores e o portal de entrada da cidade ganharam uma iluminação especial em cor azul, tornando-se símbolos de alerta e reflexão para a população.
De acordo com a administração, a mudança na iluminação pretende chamar a atenção de moradores e visitantes para os perigos associados aos ambientes aquáticos e ressaltar a importância de seguir medidas de segurança.
A Prefeitura está comprometida com a declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) de conscientização para redução de acidentes em ambientes aquáticos. Esse compromisso abrange, por exemplo, o oferecimento de aulas gratuitas de natação para todas as idades.
Santos
Diversos monumentos da cidade ganharam a iluminação azul. O local escolhido foi o Viaduto Paulo Gomes Barbosa, que liga a Avenida Martins Fontes à Avenida Nossa Senhora de Fátima.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os afogamentos não ocorrem somente em piscinas e em praias. Há perigo também nas residências, já que a presença de bacias, baldes e tanques oferece risco às crianças. “Criança sem supervisão nunca é uma boa ideia”, afirma a instituição.
Uma das formas de prevenção do afogamento é aprender a nadar. Santos conta com três locais com aulas gratuitas de natação para crianças a partir de 7 anos e sem limites de idade: Centro Esportivo e Recreativo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº, Ponta da Praia), Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste (Rua Fausto Felício Brusarosco s/nº, Castelo) e Centro Esportivo M. Nascimento Júnior (Rua João Fraccaroli s/nº, Santa Maria).
São Vicente
Na cidade, o prédio do Paço Municipal e o Monumento Memorial dos 500 anos do Brasil, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no alto da Ilha Porchat, ganharam a cor azul do movimento.
De acordo com a prefeitura, a campanha, porém, seguirá até domingo (30). Enquanto isso, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), juntamente com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR) desenvolverão ações para conscientizar moradores e turistas sobre a importância de redobrar os cuidados no mar.
Para alcançar esse objetivo, serão entregues panfletos informativos nas praias, ressaltando dicas essenciais sobre segurança aquática.