Coleta de leite humano vai até às residências de Praia Grande

Créditos: Divulgação/Governo Federal

Nesta terça-feira (1º) é celebrado o Dia Mundial da Amamentação, que visa incentivar o aleitamento materno, considerado fundamental para prevenir doenças e evitar complicações no desenvolvimento da criança, garantindo um adulto saudável. Em Praia Grande tem o programa de coleta de leite humano e ele vai até à casa das pessoas que estão impossibilitadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é recomendada para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

No caso de Praia Grande são desenvolvidas diversas ações que buscam apoiar o aleitamento materno. O Município possui um Posto de Coleta de Leite Humano que recolhe o leite materno na casa das mamães doadoras e direciona para a alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

O projeto

Iniciado em janeiro de 2022, o serviço já coletou mais de 368 litros de leite humano. Nele já foram cadastradas 230 mães que doaram um pouco do seu leite para outros bebês que também necessitam.

Para doar, basta entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. A equipe vai orientar a doadora e fazer um pré-cadastro. Em 
seguida, é agendada uma visita na casa da mãe, onde as técnicas do Posto levam um kit para a coleta do leite e são fornecidas todas as orientações para a realização da ordenha. E uma vez por semana, a 
equipe da Sesap passa na casa da mãe para retirar o leite coletado e entregar um novo kit higienizado.

O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande também tem uma sede física para as mamães que desejarem doar o leite no local ou mesmo tirar dúvidas presencialmente com a equipe, composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista.

O posto fica no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida 
Vinhas, 8.813, Bairro Mirim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Como funciona o abastecimento?

A Prefeitura de Praia Grande explica que o leite doado é armazenado em caixas térmicas com temperatura adequada e encaminhado por técnicos da Sesap para o Banco de Leite Humano de 
Peruíbe, parceiro neste projeto.

No local são feitas análises físico-químicas e microbiológicas e o leite é pasteurizado (processo térmico que garante a qualidade do leite e mata microorganismos que poderiam causar doenças), antes de ser encaminhado para a UTI neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

Disque Amamentação

Outro serviço importante de Praia Grande quanto ao incentivo ao aleitamento materno é o Disque Amamentação, desenvolvido pelo Acolhe PG. Aberto a todas as gestantes e mamães, trata-se de um canal direto com profissionais capacitados em tirar dúvidas a respeito do tema.

O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil. Desde o início do serviço já foram feitos mais de 9 mil contatos para esclarecer dúvidas relacionadas ao assunto.

O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. Nesse período, pediatras, nutricionistas e demais profissionais capacitados em aleitamento 
materno estão à disposição para orientar as munícipes e trabalhadores da rede que necessitem apoio técnico. E nos casos em que a dúvida indique um acompanhamento presencial, a paciente é encaminhada pelo próprio serviço para a sua Usafa ou para o Posto de Coleta de Leite Humano.

Abordagem Precoce

A Central Acolhe PG também tem feito uma abordagem junto às mamães logo após a alta hospitalar. Além do encaminhamento para a Usafa, a equipe do Acolhe PG faz um contato para tirar dúvidas 
sobre a amamentação e também oferecer o serviço de coleta de leite humano.

Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os três meses do parto, visando evitar o desmame precoce.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS