O Elevado Aristides Bastos Machado, no Centro Histórico de Santos, completa 90% de serviços executados e a reabertura ao tráfego está confirmada para o dia 31 de dezembro. A recuperação estrutural e o restauro da estrutura, que passam pela sua maior obra desde a sua inauguração, em 1976, contam com a aplicação de fibra de carbono na pista, novos pontos de iluminação pública e intervenções em seu entorno.
Mesmo as obras tendo sido iniciadas em março, com prazo de 18 meses, ou seja, setembro de 2024, para a execução do projeto, os trabalhos foram acelerados visando a alta temporada. O viaduto de 385m de extensão é uma importante rota de ligação da Cidade, por onde passam diariamente cerca de 50 mil veículos.
As intervenções não envolvem apenas a parte de circulação de veículos do viaduto, mas abrangem também o entorno, com direito à construção de área esportiva sob o elevado composta por pista de skate homologada e uma quadra poliesportiva, além de instalação de iluminação Cênica, informou o secretário de Serviços Públicos, Wagner Ramos, durante vistoria aos trabalhos nesta segunda-feira (18).
Já se encontram concluídos o tratamento e fechamento das fissuras na estrutura, a troca de aparelhos de apoio (peças de apoio da estrutura do elevado nos pilares), recuperação da drenagem superficial com implantação de novos drenos, barreiras rígidas de concreto e reforço dos pilares.
Nesta fase final, avançaram os reparos e a proteção da estrutura na parte inferior (96% concluídos), a remoção do pavimento do entorno do elevado (75%), construção de novas calçadas (60%). Ainda nesta etapa está sendo executada a preparação e a aplicação de massa asfáltica de 13.460,14m² das vias (34%).
Está sendo executada a instalação de 18 novos postes para iluminação pública em LED na pista do elevado e, em janeiro, serão instaladas 628 luminárias especiais para a iluminação cênica, assim como no viaduto Paulo Gomes Barbosa na entrada de Santos que liga as avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima.
ÁREA ESPORTIVA SOB O ELEVADO
Já a área esportiva sob o elevado ganhará fechamento com tela de alambrado para maior segurança do local. São duas pistas de skate e uma quadra poliesportiva, aproveitando o vão livre sob a estrutura, dividido em três segmentos por pilastras. Os primeiros segmentos são destinados às pistas de skate distribuídas em 430m² e o terceiro destinado à quadra de basquete em 180,6m², totalizando 610,6m².
O espaço esportivo ainda contará com paisagismo e bancos de concreto. A área alambrada contará com portas metálicas para acesso aos equipamentos.
INVESTIMENTO
As obras, supervisionadas pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) estão sendo executadas pela Terracom Construções, vencedora da concorrência pública, e receberam um investimento de R$ 37.783.284,44, sendo R$ 19.642.831,10 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Estado, e o restante do orçamento municipal. O prazo contratual para a realização expira em setembro de 2024.