RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Complexo Hospitalar Irmã Dulce recebe Posto de Coleta de Leite Humano

Foto: Jairo Marques

A Prefeitura de Praia Grande implantou o novo Posto de Coleta de Leite Humano no Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID). Trata-se de uma extensão do Posto de Coleta existente no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim, que vai reforçar as ações de incentivo ao aleitamento do Município. O local será responsável pelo porcionamento e distribuição do leite humano doado pelas mamães praia-grandenses e que são destinados aos bebês prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal do Hospital.

A sala é climatizada para o correto armazenamento do leite e contempla: equipamento de banho maria para descongelar e aquecer o leite, capela de fluxo laminar para poder manipular o leite evitando contaminação e freezer e geladeira para armazenar o líquido. Complementa o equipamento uma segunda sala, de apoio administrativo.

Segundo a enfermeira, Nathamy Jannuzzi, coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande, o serviço será disponibilizado 24 horas por dia, com equipe permanente para distribuir o leite e também orientar as mães e os profissionais da UTI Neonatal. “Essa sala vai receber o leite que vem pasteurizado do Banco de Leite Humano de Peruíbe e aqui vamos porcionar de acordo com o volume prescrito pelos médicos da UTI Neonatal. Aqui a gente tem todos os equipamentos para fazer essa técnica sem correr o risco de contaminar o leite”, explicou.

Esse novo equipamento é mais uma etapa do processo iniciado em janeiro do ano passado, quando foi implantado o serviço do Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande. De lá para cá foram recolhidos mais de 445 litros de leite humano. São mais de 200 mães cadastradas e cerca de 30 doações semanais que salvam a vida dos bebês que mais necessitam.

“É mais um diferencial para a vida da população de Praia Grande. Com esse equipamento vamos estar mais próximos da UTI Neonatal, fazendo com que esse leite chegue mais rápido aos bebês internados, possibilitando que a gente salve mais vidas e reduza mais ainda nossos indicadores de mortalidade infantil que já estão entre os menores da história do Município”, ressaltou o secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Outra ação desenvolvida pela equipe do Posto de Coleta no Hospital será a de incentivar a doação de leite humano junto às mamães alojadas na Maternidade. “Nós faremos uma abordagem junto a essas mães explicando como funciona e ofertando o serviço. E caso a mãe manifeste o desejo de doar, faremos o cadastro ali mesmo para entregar o kit e agendar posteriormente uma visita na casa dela para poder recolher a doação de leite humano, levar para pasteurizar em Peruíbe e trazer para os bebês internados no Hospital”, detalhou a enfermeira Nathamy.

Posto de Coleta

O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande faz um trabalho fundamental para o combate à mortalidade infantil. A equipe recolhe semanalmente o leite materno na casa das mamães doadoras e direciona para a alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

Para doar basta entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.

O Posto de Coleta também tem uma sede física para as mamães que desejarem doar o leite no local ou mesmo tirar dúvidas presencialmente com a equipe, composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista. A unidade fica no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8.813, Bairro Mirim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Disque Amamentação – Quem tiver dúvidas sobre aleitamento materno pode entrar em contato com o Disque Amamentação, um canal da Sesap para todas as gestantes e mamães esclarecerem suas dúvidas com profissionais especializados no tema. O objetivo do serviço é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil. O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.

Os profissionais fazem também uma abordagem precoce com as mamães logo após a alta do Hospital Irmã Dulce para orientar sobre amamentação e oferecer o serviço de coleta de leite humano. Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os seis meses do parto, visando evitar o desmame precoce.

A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS