Complexo Hospitalar Irmã Dulce recebe Posto de Coleta de Leite Humano

Foto: Jairo Marques

A Prefeitura de Praia Grande implantou o novo Posto de Coleta de Leite Humano no Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID). Trata-se de uma extensão do Posto de Coleta existente no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim, que vai reforçar as ações de incentivo ao aleitamento do Município. O local será responsável pelo porcionamento e distribuição do leite humano doado pelas mamães praia-grandenses e que são destinados aos bebês prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal do Hospital.

A sala é climatizada para o correto armazenamento do leite e contempla: equipamento de banho maria para descongelar e aquecer o leite, capela de fluxo laminar para poder manipular o leite evitando contaminação e freezer e geladeira para armazenar o líquido. Complementa o equipamento uma segunda sala, de apoio administrativo.

Segundo a enfermeira, Nathamy Jannuzzi, coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande, o serviço será disponibilizado 24 horas por dia, com equipe permanente para distribuir o leite e também orientar as mães e os profissionais da UTI Neonatal. “Essa sala vai receber o leite que vem pasteurizado do Banco de Leite Humano de Peruíbe e aqui vamos porcionar de acordo com o volume prescrito pelos médicos da UTI Neonatal. Aqui a gente tem todos os equipamentos para fazer essa técnica sem correr o risco de contaminar o leite”, explicou.

Esse novo equipamento é mais uma etapa do processo iniciado em janeiro do ano passado, quando foi implantado o serviço do Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande. De lá para cá foram recolhidos mais de 445 litros de leite humano. São mais de 200 mães cadastradas e cerca de 30 doações semanais que salvam a vida dos bebês que mais necessitam.

“É mais um diferencial para a vida da população de Praia Grande. Com esse equipamento vamos estar mais próximos da UTI Neonatal, fazendo com que esse leite chegue mais rápido aos bebês internados, possibilitando que a gente salve mais vidas e reduza mais ainda nossos indicadores de mortalidade infantil que já estão entre os menores da história do Município”, ressaltou o secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Outra ação desenvolvida pela equipe do Posto de Coleta no Hospital será a de incentivar a doação de leite humano junto às mamães alojadas na Maternidade. “Nós faremos uma abordagem junto a essas mães explicando como funciona e ofertando o serviço. E caso a mãe manifeste o desejo de doar, faremos o cadastro ali mesmo para entregar o kit e agendar posteriormente uma visita na casa dela para poder recolher a doação de leite humano, levar para pasteurizar em Peruíbe e trazer para os bebês internados no Hospital”, detalhou a enfermeira Nathamy.

Posto de Coleta

O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande faz um trabalho fundamental para o combate à mortalidade infantil. A equipe recolhe semanalmente o leite materno na casa das mamães doadoras e direciona para a alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.

Para doar basta entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.

O Posto de Coleta também tem uma sede física para as mamães que desejarem doar o leite no local ou mesmo tirar dúvidas presencialmente com a equipe, composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista. A unidade fica no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8.813, Bairro Mirim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Disque Amamentação – Quem tiver dúvidas sobre aleitamento materno pode entrar em contato com o Disque Amamentação, um canal da Sesap para todas as gestantes e mamães esclarecerem suas dúvidas com profissionais especializados no tema. O objetivo do serviço é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil. O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.

Os profissionais fazem também uma abordagem precoce com as mamães logo após a alta do Hospital Irmã Dulce para orientar sobre amamentação e oferecer o serviço de coleta de leite humano. Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os seis meses do parto, visando evitar o desmame precoce.

A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS