O Complexo Esportivo Rebouças, localizado na Ponta da Praia, é um espaço esportivo tradicional de Santos que ocupa uma área de 23 mil m². Ele vai ganhar sete novas quadras esportivas. Serão quatro quadras de esportes de areia, que devem ser entregues neste trimestre, e outras três quadras, sendo duas poliesportivas e uma oficial, com entrega prevista para setembro.
Com as novas quadras, o Complexo ampliará o atendimento à população, que atualmente já realiza mais de 3 mil atendimentos mensais em 27 atividades gratuitas. Além de incentivar a prática esportiva e contribuir para a saúde física, mental e integração social, o espaço também atenderá às necessidades de atletas profissionais.
“O esporte é um pilar importante da qualidade de vida de Santos. As quadras vão facilitar o acesso à prática de atividades físicas, aprendizado de modalidades esportivas e cuidados com a saúde. Esse projeto é uma ação significativa, que beneficiará munícipes de todas as idades”, afirma o prefeito Rogério Santos.
O secretário de Esportes, Rogério Sampaio, destaca a grande expectativa em relação às obras. “Uma das novas quadras terá as medidas oficiais de 40m x 20m, o que elevará o nível do centro esportivo e permitirá que ele receba mais competições oficiais”, afirma.
Em relação às quadras de esportes de areia, Sampaio enfatiza: “Além das escolinhas, poderemos organizar diversos eventos nos finais de semana. Estamos ansiosos para que, com a conclusão das obras, possamos atender mais estudantes das escolas públicas.”
PROJETOS E OBRAS
A Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) é responsável tanto pelos projetos quanto pela execução das sete novas quadras esportivas, com um investimento total de R$ 5,6 milhões, provenientes do Município. As quatro quadras de beach tennis, futevôlei, vôlei e outras modalidades de areia contarão com mureta, alambrado, gradil, postes para refletores e luminárias, piso de areia tratada, redes, fitas demarcatórias e outros acessórios.
A área também incluirá vestiários com chuveiro acessível. Já as três novas quadras — duas poliesportivas e uma oficial para futsal e handebol — ocuparão uma área coberta de 2.820 m² e terão arquibancada.
“A quadra maior foi planejada a partir de um pedido do Conselho Municipal de Esportes, para que o Complexo Rebouças possa sediar competições nacionais e internacionais”, afirma a secretária de Obras e Edificações, engenheira Larissa Oliveira Cordeiro.
ESTRUTURA ROBUSTA
As novas obras reforçam ainda mais a infraestrutura do Complexo Rebouças, que já abriga a única piscina pública aquecida com medidas olímpicas na Baixada Santista. Graças a essa infraestrutura diferenciada, o local recebe importantes campeonatos de natação e polo aquático.
Além disso, o Complexo oferece uma sala de musculação, playground, concha de malha, ginásio poliesportivo com arquibancada, duas salas multiúso, sala de artes marciais, sala de bike indoor, sala de avaliação física, sala de atendimento médico e sala de esportes adaptados, entre outros espaços. O parquinho infantil, com labirinto 100% acessível e brinquedos adaptados, oferece um espaço especial para as crianças, incluindo o Castelinho. O local ainda abriga o prédio administrativo da Secretaria Municipal de Esportes (Semes).