O Governo de São Paulo deu mais um passo decisivo para a modernização do sistema de travessias hídricas do estado. Em um movimento recente, foi republicado no Diário Oficial do Estado o edital de concessão patrocinada das 14 travessias. O leilão está oficialmente agendado para o dia 13 de novembro de 2025, e ocorrerá na B3, em São Paulo.
O Projeto e os Investimentos Previstos
A concessão, estruturada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), prevê um contrato de 20 anos e um investimento massivo de cerca de R$ 2,5 bilhões ao longo desse período.
Dessa forma, a iniciativa promete transformar a experiência de milhões de usuários. O projeto contempla a substituição integral da frota atual por 45 novas embarcações, sendo 41 delas elétricas, o que reforça um compromisso ambiental. Além disso, haverá a construção e padronização de terminais com infraestrutura moderna, incluindo climatização, banheiros acessíveis e áreas de alimentação.
Atualmente, o sistema movimenta cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos anualmente. Portanto, com embarcações maiores e mais modernas, a expectativa do Governo é reduzir filas, especialmente em períodos de alta temporada, e aumentar o conforto e a segurança. É importante notar que o contrato mantém a atual base tarifária e preserva as gratuidades existentes.
Entre as linhas contempladas estão: São Sebastião-Ilhabela, Santos-Vicente de Carvalho, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá, além de diversas outras no Litoral e Interior.
Ajustes no Edital e Apoio Financeiro
A republicação do edital, segundo o Governo, foi uma resposta a pedidos de investidores que solicitaram um prazo maior para análise da complexa documentação. A atualização incorporou ajustes jurídicos, técnicos e operacionais, visando ampliar a atratividade e garantir maior competitividade no certame.
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Adicionalmente, o projeto conta com um importante apoio financeiro internacional. O Banco Mundial autorizou um crédito de US$ 100 milhões (cerca de R$ 575 milhões), aprovado pela COFIEX em março deste ano, para o financiamento da iniciativa.
Possibilidade de Tarifa Zero para Pedestres em Santos-Guarujá
Em uma notícia relacionada, a travessia de balsa entre Santos e Guarujá pode se tornar gratuita para pedestres a partir de 2026.
A possibilidade surgiu após uma reunião entre o vereador de Guarujá, Anderson Bernardes, e a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Rezende. Conforme informado, a isenção da tarifa poderá ser implementada com o novo contrato entre o Estado e a futura concessionária responsável pelo sistema de travessia. Atualmente, apenas ciclistas possuem essa isenção.
Durante o encontro, a Secretária reforçou que o Governo está trabalhando ativamente na substituição das atuais balsas, movidas a combustíveis fósseis, por embarcações elétricas, reiterando o compromisso ambiental da pasta.
Com o leilão se aproximando, a expectativa é grande para a definição da empresa que assumirá a gestão e modernização do sistema de travessias hídricas de São Paulo.
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