O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cubatão (Condema) realizou, nesta quarta-feira (26), sua segunda assembleia ordinária de 2025. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Bem-Estar Animal. O principal tema da pauta será a possível instalação, pela Autoridade Portuária de Santos (APS), de um Pátio Regulador de Caminhões na Ilha do Tatu. A obra pode afetar cerca de 40 mil pessoas que vivem nos bairros Jardim Casqueiro, Ilha Caraguatá e a região dos Bolsões 7, 8 e 9.
O assunto tem gerado questionamentos de diversos setores da sociedade cubatense, que discutem os possíveis impactos ambientais e sociais da obra. A relevância do tema levou o prefeito César Nascimento a apresentar uma alternativa em Brasília. Ele foi recebido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, propondo uma área de mais de 1 milhão de m² na região industrial, que também pertence à União.
Além desse tema, a assembleia contará com informes oficiais e assuntos gerais. O Condema também fará uma moção de aplausos ao ex-vereador Romeu Magalhães, em homenagem ao seu histórico de luta pelas questões ambientais, com ou sem cargo político.



