Em busca da garantia por igualdade e respeito aos direitos e deveres das pessoas com deficiência, São Vicente promoveu nesta semana, a terceira edição da 3ª Conferência da Pessoa com Deficiência. A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF).
O evento ocorreu na quinta-feira (19/10), quando ocorreram palestras com temas sobre direitos às pessoas com deficiência, esporte como ferramenta de cidadania para PCDs e o papel da Conferência Municipal com a afirmação “Nada sobre nós, sem nós”, a prioridade do evento foi impulsionar e dar visibilidade para questões da camada PCD da sociedade.
Segundo a administração, a ideia é planejar trazer mais acessibilidade na infraestrutura. Para o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Jackson Nunes, a Conferência é a oportunidade que as autoridades têm para escutar quem realmente interessa.
“Este é o momento em que o poder público consegue se aproximar da sociedade civil. É muito importante para nós, gestores, entendermos o que aflige a população PCD para termos condições de criar políticas públicas que os beneficiem”.
A presidente da COMDEF, Solange Leal, contou o que o Comitê espera da Conferência. “Nossa expectativa é melhorar nossa qualidade de vida dentro dos espaços em que ocupamos. Já estamos trabalhando em união com o poder público, com a Sedhc e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedec) para que nossos projetos e leis entrem em vigor. Hoje temos mais pessoas trabalhando em conjunto para nos dar voz na sociedade”.
O prefeito Kayo Amado (Podemos), que recentemente anunciou o início das obras do primeiro centro comercial totalmente acessível da região, esteve presente na Conferência e frisou a importância da iniciativa.
“Temos interesse em ouvir e estar cada vez mais perto das pautas relacionadas às pessoas com deficiência. Ainda temos desafios pela frente, mas construímos a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania para darmos destaques e estrutura para as causas. Já iniciamos as obras nas calçadas do Centro, que é o maior shopping a céu aberto da Baixada Santista, mas eu não quero apenas isso, eu quero um centro totalmente acessível para pessoas com deficiência. Esse é apenas o começo para uma São Vicente mais inclusiva”.
Além das palestras, a Conferência contou com a exposição “De Autista a Artista: Cronologia da Caligrafia com Figuras”, do artista plástico Léo Dantas, que aprovou e ressaltou a importância de ações como essa para a comunidade PCD.
“Precisamos ter voz na sociedade, infelizmente ainda sofremos muito. Estamos lutando para termos espaços em qualquer lugar. A Prefeitura está de parabéns pelo evento, isso representa uma conquista muito grande para nós”.
O evento contou com a presença da deputada estadual Solange Freitas, que ministrou a palestra “Protocolo Individualizado de Avaliação” (PIA). Além disso, o vereador Jabá Bezerra e autoridades municipais das áreas da Saúde, Educação, Esporte, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Habitação e Regularização Fundiária e Eventos e Ações Sociais também estiveram na Conferência.