Um dos desafios do serviço público é garantir a conservação e a limpeza das vias públicas. Para isto é necessário realizar o descarte correto. Em Bertioga, a média de coleta do lixo é de 2,9 mil toneladas. A estimativa leva em conta resíduos secos, orgânicos e rejeitos. Mas como é feita essa coleta? A prefeitura dispõe de equipes fixas e itinerantes, que atuam tanto no Centro quanto nos bairros mais afastados.
A recomendação é que os resíduos sejam depositados em sacos de lixo, em frente às casas, uma hora antes da coleta, o que acontece de segunda a sábado, das 7h30 às 15h30. Durante o verão esse horário é alterado em razão do aumento no volume de lixo e o alto fluxo de veículos de passeio.
A atenção no acondicionamento é essencial para evitar acidentes como cortes e lesões para os coletores e problemas de inundações provocadas pelo entupimento de galerias. Entre as principais recomendações estão não deixar as sacolas no local a partir do dia anterior e dar prioridade à utilização de sacos resistentes e bem fechados. Informações complementarem pode ser obtidas por meio do telefone (13) 3319-8035.
A frota destinada à coleta de lixo de Bertioga conta com 13 veículos, sendo um deles exclusivo para a retirada de resíduos de prédios da área da saúde, e a operacionalidade é feita por uma equipe de cerca de 50 trabalhadores entre comissionados e terceirizados formada por coletores, motoristas, encarregado, balanceiro, ajudantes, mecânico, operador de máquina e lubrificador (que lava e lubrifica os veículos).
Nos lugares de difícil acesso e onde os caminhões convencionais não entram, são disponibilizadas caçambas, elas estão no Sítio São João, Itaguaré e Jardim Vicente de Carvalho. Além disso, 40 contentores estão espalhados pela cidade, a maioria deles no corredor comercial da Avenida 19 de Maio, no Albatroz; Avenida Anchieta; e na parte turística do Canal de Bertioga, no Centro.
Confira abaixo os dias da coleta de lixo domiciliar:
- Coleta Diária: Centro, Albatroz, Jardim Vicente de Carvalho, Chácaras, Riviera de São Lourenço e Indaiá.
- Segundas, quartas e sextas-feiras: Jardim Raphael, Caiubura, Vista Linda e Morada da Praia
- Terças, quintas-feiras e sábados: Maitinga, Rio da Praia (antigos Ilha I, Ilha II), Guaratuba, Boracéia e Costa do Sol.