O condomínio Giovannina Sarane Galavoti, localizado na Avenida Jorge Hagge, nº 80, no Bairro Aviação, em Praia Grande, encontra-se interditado desde terça-feira (13) quando foi constatado risco de desabamento.
Desde então, moradores tiveram que desocupar o prédio às pressas, e cada família fez sua logística nesses últimos dias. Alguns estão hospedados na casa de parentes, enquanto outros precisaram arcar com custas de hotéis.
A Construtora e Incorporadora de Imóveis JR Ltda comunicou nesta quinta-feira (15) que irá reembolsar estes custos com hospedagem, além de estar disponibilizando 16 quartos em um hotel da cidade. A administração ainda ressaltou que irão buscar alternativas para as famílias que têm animais de estimação.
Toda a equipe que vistoriou o local, desde Técnicos do CREA-SP, engenheiros da construtora, Prefeitura e Defesa Civil afirmaram que o prédio encontra-se estabilizado, sem risco de queda eminente.
Ainda nesta quinta-feira, foram feitos testes no sistema de gás do edifício. Os técnicos constataram a estanqueidade dos equipamentos. O elevador também passou pelo mesmo processo, com outro resultado positivo.
Já foi protocolado junto à Prefeitura o plano emergencial de escoramento, o projeto de recuperação definitiva das estruturas danificadas, além do laudo de condição estrutural da obra.
Estando tudo de acordo, a manutenção do prédio poderá ser iniciada, o que determinará o retorno das famílias às suas casas. Porém, no momento, ainda não existe uma data/prazo determinado para isso.