Consumidor: prepare-se para as compras da black friday com as dicas do Procon-Santos

FOTO: Isabela Carrari

Não comprar por impulso, verificar atentamente os preços e as condições de pagamento dos produtos e, no caso das compras on-line, atentar se o portal é de empresa com sede no Brasil. Estas são as principais dicas do Procon-Santos para quem pensa em fazer compras na ‘Black Friday’ (período em que lojas e estabelecimentos prometem descontos nas vendas de produtos e serviços), no próximo dia 29.

Diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira afirma que a principal preocupação do órgão com relação à ‘Black Friday’ são as compras feitas no mundo digital. “Nas lojas físicas, de modo geral, o consumidor tem a oportunidade de verificar o produto, suas qualidades, especificações, características e condições de preço. No mundo digital, estamos expostos a uma compra não palpável e, ao mesmo tempo, de um fornecedor de produtos ou de serviços que não conhecemos”.

Após selecionar um produto para a compra, segue orientando Ronaldo Ferreira, a dica é verificar se a compra está dentro de seu orçamento. “Não devemos nos esquecer que depois da ‘Black Friday’, vem o Natal e, na sequência, os pagamentos típicos de janeiro, como IPVA e matrículas em escolas”.

Quanto aos cuidados para não fazer a compra em sites falsos, o diretor do Procon-Santos afirma que o importante ao entrar em uma página é o consumidor verificar se se trata de um ambiente seguro para a compra, geralmente os portais iniciando com “https://”. “Ao acessar as páginas, o passo seguinte é ver se a empresa apresenta seu CNPJ, se tem endereço e telefone fixos, que é a certeza que a empresa existe”.

Ele não recomenda compras em sites estrangeiros porque os órgãos de defesa do consumidor do País, como o Procon-Santos, não têm gerência nessa condição jurídica de atuar por ser área internacional.

Em todas as compras pela internet, o consumidor tem o direito de trocar o produto em até sete dias, a partir da data de recebimento, independentemente de problemas, sem qualquer despesa alguma. Também é importante saber a política de troca e devolução da empresa. “Já nas compras em lojas físicas, a troca só é obrigatória se o produto apresentar algum defeito. Fora destas condições, a troca vira uma opção do fornecedor do serviço ou do produto, não sendo obrigatória”.

Ronaldo Ferreira orienta ainda que os interessados em adquirir bens na ‘Black Friday’ já façam ainda esta semana pesquisas de preço para detectar, de fato, se o produto vai apresentar desconto no dia 29. No dia 25, o Procon-Santos apresentará uma tabela comparativa de preços colhida em várias lojas físicas da Cidade para melhor orientar o consumidor.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS