Depois de 16 anos, um novo acordo entre o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) e o Sindicato dos Trabalhadores de Bloco dos Portos de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e São Sebastião assinaram o convênio da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024. Ele vai trazer direitos e garantias aos trabalhadores de bloco do Porto de Santos.
A cerimônia de assinatura do instrumento normativo ocorreu nessa terça-feira (05/09), na sede do SOPESP e reuniu dirigentes das duas entidades representativas. De acordo com a entidade, o objetivo é regular a relação de trabalho na categoria de operações portuárias e bloco.
A última vez que houve a assinatura do convênio aconteceu no ano de 2007. Só que a novidade para este novo convênio, segundo o SOPESP é regular de forma mais efetiva as requisições e as contratações do trabalhador do bloco, além de representar uma renovação da categoria laboral.
Entre os principais pontos acordados, destacam-se: a abertura de 30 vagas no cadastro para ingresso de novos trabalhadores da categoria de bloco e a regulamentação de critérios para contratação de trabalhadores a vínculo.
De acordo com o presidente do SOPESP, Regis Prunzel, o evento simboliza a capacidade de diálogo construtivo entre as partes e o compromisso mútuo com o respeito aos direitos dos trabalhadores.
“É com grande orgulho que celebramos este marco que traz benefícios tanto para os trabalhadores quanto para o setor como um todo. Esta é uma demonstração clara de nossa determinação em avançarmos juntos em direção a um futuro mais promissor”, enfatiza Regis.
Quem também comemorou o novo acordo foi o presidente Sindicato dos Trabalhadores de Bloco dos Portos, Wilson Roberto de Lima. A assessora jurídica do SOPESP, Dra. Gislaine Heredia, acompanhou todo o processo de negociação e a assinatura do instrumento.
Participaram da solenidade além do Presidente Regis Prunzel, o Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas, a Relações Institucionais Marcelli Mello, representando o SOPESP, e o diretor-executivo do OGMO/Santos, Evandro Schmidt Pause e o Gerente Jurídico e de RH, Thiago Robles, representando o OGMO Santos.