Teve chuva, frio e um tempinho preguiçoso em Santos, neste sábado (26). Mas nada que afastasse o público do Ulrico Mursa para ver o “Clássico das Portuguesas”. Melhor para a Briosa, que venceu a Lusa e garantiu a vaga nas quartas de final da Copa Paulista.
O primeiro tempo começou amarrado e pra piorar, o gramado ficou castigado com a chuva, o que dificultou na criação de chances de gol. A primeira grande chance foi da Portuguesa de Desportos, onde aos cinco minutos, Wendel sobrou com a bola na área da Briosa e tentou encobrir o goleiro Wagner Coradin, mas a bola foi para fora.
Aos poucos a Portuguesa Santista foi crescendo e tentou criar oportunidades, mas sem converter em gols. Assim, o 0 a 0 prevaleceu.
Veio o segundo tempo, o jogo melhorou e a Briosa partiu para o ataque, mas esbarrando na defesa da Lusa do Canindé. Até que aos 24 minutos, o zagueiro da Portuguesa chegou atrasado e fez falta em Lucas Paraíba dentro da área, sendo marcado penalidade máxima. Franco bateu e abriu o placar para a Briosa aos 27 minutos.
Daí em diante, aproveitando o gramado encharcado, a Portuguesa Santista administrou a vantagem construída no placar e cadenciou o jogo. Já a Portuguesa de Desportos tentou algumas jogadas, mas devido ao cansaço e à marcação da adversária bem postada, a Lusa teve dificuldade em construir jogadas em direção ao gol.
Mesmo sem desistir, a Portuguesa sofreu a primeira derrota da Copa Paulista. Por outro lado, a Portuguesa Santista confirmou, matematicamente, a classificação às quartas de final da competição.
Futuro
Na última rodada da Copa Paulista, a Portuguesa Santista enfrenta o EC São Bernardo, no Estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo. Enquanto isso a Portuguesa de Desportos recebe o São Caetano no Canindé, em São Paulo. Ambas as partida são no domingo, dia 3, às 10h.
Na tabela do Grupo 3, a Briosa chegou em 18 pontos após nove jogos. A Portuguesa de Desportos continua com 20 pontos.