Um jogo histórico e que foi uma incrível façanha da Portuguesa Santista. Neste sábado (30/09), a Briosa foi até o estádio Barão de Serra Negra, encarar o XV de Piracicaba e conseguiu uma épica vitória por 1 a 0, carimbando a vaga pela primeira vez na decisão da Copa Paulista. Além do sonho de lutar pelo título, a equipe de Sérgio Guedes também terá o direito de jogar uma competição nacional em 2024.
O primeiro tempo deixou a desejar para as duas torcidas. A Briosa começou melhor, mas sem conseguir fazer criações de oportunidades claras de gol. Enquanto isso, o XV de Piracicaba sentiu a forte marcação exercida pelos visitantes nos primeiros minutos.
Contudo, com o passar do tempo, o Nhoquim foi se impondo no Barão de Serra Negra, passou a ter mais posse de bola, mas também não conseguia gerar maiores problemas ao goleiro Wagner, que pouco trabalhou na etapa inicial. O calor que fez no Barão de Serra Negra foi um fator que gerou dificuldade para as duas equipes e a etapa inicial ficou mesmo no 0 a 0.
Segundo tempo histórico
Veio o segundo tempo e o XV de Piracicaba começou o jogo melhor. A equipe conseguiu adiantar a marcação no campo de defesa da Briosa e criou três oportunidades de gol, mas todas foram desperdiçadas. Aos 12 minutos, os donos de casa tiveram uma falta a seu favor, mas a cobrança pouco assustou o goleiro Wagner.
O XV seguiu pressionando, mas desperdiçando. Até que aos 18 minutos, a Portuguesa Santista chegou e em um ótimo cruzamento na área, o atacante Anderson Magrão aproveitou a saída errada do goleiro e abriu o placar para a Briosa, de cabeça.
Após o gol, o técnico Sérgio Guedes trocou o time, colocando Igor e Diego, nos lugares de Ítalo e Leo Santos. O XV também não deixou por menos e o técnico Paulo Roberto fez a alteração, com Felipe Benedetti, que entrou no lugar de Maikinho. Minutos depois, mais uma alteração foi realizada pelo Nhoquim. Lúcio Flávio também entrou no lugar de Vítor Braga.
Após a pausa para hidratação, o Nhoquim chegou com perigo em cabeceio de Lúcio Flávio, mas a bola foi por cima. O XV da casa seguiu levando perigo e Edvan cruzou com perigo para Wagner fazer boa defesa. O técnico Sérgio Guedes tirou Anderson Magrão e Kaio Cristiam, para colocar João Victor e Schutz. A ordem era dar mais força ao poder de marcação.
Enquanto a Briosa seguia se defendendo, o Nhoquim foi para o tudo ou nada. Mira finalizou, mas longe da meta do goleiro Wagner. Após isto, o ritmo de jogo diminuiu e as chances ficaram escassas. Depois, a Portuguesa só segurou até o apito final, carimbando a inédita classificação para a final da Copa Paulista.
Série D ou Copa do Brasil?
A classificação para a final também rendeu o direito da Briosa escolher uma competição nacional a disputar. Ou a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro da Série D de 2024. A escolha ainda será definida.
Quanto ao adversário da final, a Portuguesa Santista espera por Grêmio Prudente e São José, que se enfrentam às 19h. No duelo de ida, o jogo foi 1 a 1.