Neste domingo (27/08), a mulherada de Santos e demais cidades pelo Brasil, promete fazer bonito em uma das provas de pedestrianismo mais tradicionais da cidade: a Corrida Afrodite. A competição é voltada exclusivamente ao público feminino e cerca de 2,5 mil são esperadas para a disputa. Por conta disto, o trânsito na região da orla da praia vai mudar.
De acordo com os organizadores, a prova contará com dois percursos, sendo um de 6km e outro de 12km, com largada às 7h ao lado do Aquário Municipal, na Ponta da Praia, e novo percurso pela avenida da praia de Santos.
A Corrida Afrodite, está na 6ª edição e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Semes).
O secretário da pasta, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, destacou a importância da parceria para o incentivo ao esporte.
“O decreto 8.840/2020 garante vagas gratuitas através da permuta das taxas a serem pagas pelos organizadores dos eventos esportivos à Prefeitura. Tem sido uma importante ferramenta de fomento ao esporte no Município, não apenas porque ajuda a divulgar a modalidade, mas porque permite que os santistas consigam participar de eventos privados, que muitas vezes têm taxas de inscrição alta, de maneira totalmente gratuita”, explica.
“Essa tem sido outra grande meta da nossa secretaria, democratizar e popularizar o esporte. Não há dúvidas de que Santos está entre as cidades do país com mais atletas por habitantes, e isso é um grande orgulho para nós porque esporte é saúde e qualidade de vida”, completa o secretário.
Trânsito
Por causa da prova, o trânsito terá alterações por toda a avenida da praia. De acordo com a prefeitura, os bloqueios serão ativados em trechos das avenidas da praia, entre o José Menino e a Ponta da Praia, para que o percurso dos atletas seja feito de maneira segura.
O primeiro inicia às 4h, na Av. Samuel Augusto Leão de Moura, entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro (canal 6) e a Rua Carlos de Campos.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) estará operando na área com agentes e também fará o monitoramento do trânsito a partir das câmeras do Centro de Controle Operacional, além de abastecer o aplicado Waze com as informações para consulta pelos motoristas.
Linhas do transporte coletivo que circulam pelas vias com interdições terão mudança no itinerário. As linhas municipais: 5, 7, 17, 19, 23, 25, 29, 42, 52, 139, 152, 154, 156, 184, 194 e 191.
Veja as demais mudanças no trajeto dos ônibus na região neste link.