RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Blitz educativa em Rua Gastronômica de Santos reforça medidas de proteção à mulher

Com o objetivo de orientar comerciantes e fortalecer a aplicação do Protocolo ‘Não se Cale’ – medida que visa proteger mulheres em situação de risco em ambientes públicos -, o Procon-Santos realizou blitz educativa na Rua Gastronômica (Tolentino Filgueiras, Gonzaga), na quinta-feira (21). A ação integrou a programação do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher.

A operação visitou cerca de 20 estabelecimentos da região, entre bares e restaurantes, reforçando o compromisso da Cidade com políticas públicas de acolhimento e prevenção. Durante a blitz, foram verificadas as diretrizes estabelecidas pelo Decreto Estadual 67.856/2023, como a obrigatoriedade da afixação de cartazes educativos em locais visíveis e em banheiros femininos, contendo orientações sobre o protocolo, contato de canais de denúncia e instruções para identificar sinais de violência de gênero.

CONHEÇA O SINAL DE AJUDA DE PROTEÇÃO À MULHER 

A ação contou com a presença da secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Nina Barbosa, do diretor do Procon-Santos, Sidney Vida, além de integrantes da Fundação Procon-SP. Ao lado de sete fiscais municipais, o grupo conduziu os trabalhos ao longo da noite. “Estamos reforçando ações como a de hoje ao longo de todo o Agosto Lilás, em parceria com o Procon-Santos, vinculado à nossa secretaria, que tem feito um trabalho intenso para que a sociedade compreenda que o enfrentamento à violência doméstica é um compromisso coletivo”, destacou Nina Barbosa.

Segundo o diretor Sidney Vida, a fiscalização teve caráter exclusivamente educativo. “Nosso foco é garantir que os estabelecimentos estejam preparados para agir de forma rápida e segura quando uma mulher sinalizar que está em perigo. Estamos aqui para orientar, informar e estabelecer parcerias com os comerciantes”.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

O Protocolo ‘Não se Cale’ é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que oferece gratuitamente, de forma on-line, um curso de capacitação para profissionais que atuam em estabelecimentos comerciais. A proposta é treinar as equipes para identificar sinais de violência, como o uso do ‘sinal para ajuda’, um gesto silencioso que pode ser feito por vítimas que precisam de socorro imediato.

Desde sua implementação em Santos, o Procon-Santos tem atuado de forma estratégica com ações educativas nos principais polos comerciais da Cidade. A ação de quinta-feira intensificou esse trabalho, aproveitando o simbolismo do Agosto Lilás, ampliando o diálogo com o setor privado e reforçando a cultura de enfrentamento à violência de gênero.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS