O piloto de drift campeão brasileiro Diego Higa, publicou um vídeo fazendo manobras de carro em uma rota voltada a ciclistas e pedestres, na conhecida estrada de manutenção da Rodovia Imigrantes, que liga as cidades de São Paulo e Santos, passando por uma área de proteção ambiental. A Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) instaurou um, processo administrativo para apuração da infração ambiental relacionada ao episódio.
O vídeo foi publicado no perfil do piloto no último dia 11 de setembro, e logo causou indignação em pessoas ligadas às causas ambientais. Em nota, a Fundação Florestal, pasta que administra o trecho, disse que instaurou um processo administrativo para apuração da infração ambiental relacionada ao episódio registrado em vídeo na Estrada de Manutenção.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Ainda de acordo com o posicionamento da secretaria, a conduta do piloto está sendo analisada conforme a legislação ambiental vigente, com vistas a caracterizar eventuais responsabilidades administrativas. A chamada Estrada de Manutenção não está inserida nos limites do Parque Estadual da Serra do Mar — conforme disposto no Decreto Estadual nº 10.251/1977.
Segundo a legislação vigente, qualquer atividade que provoque danos indiretos ao Parque, como perturbação da fauna, impacto sobre recursos hídricos ou fragmentação de habitats, também configura infração ambiental e está sujeita a sanções.



