A passagem de um ciclone extratropical previsto entre sexta-feira (7) e sábado (9) está causando estragos pela Baixada Santista. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta na última quinta-feira (6) comunicando a possibilidade de fortes tempestades e vento que intensificaria áreas de instabilidade em diferentes regiões do Estado.
Na Baixada Santista, os ventos chegaram a quase 100 km/h, sendo contabilizado 99,3 km/h às 3 horas da manhã deste sábado (8) na estação meteorológica da Praticagem, na Ponta da Praia. Confira as ocorrências devido aos fortes ventos nas cidades da região.
Reprodução/Cubatão Notícias
Peruíbe
A Defesa Civil de Peruíbe registrou na manhã deste sábado (8) duas ocorrências pontuais provocadas pelos fortes ventos e chuvas. As equipes foram acionadas para a Rua Paulinho Bento da Silva, no bairro Guaraú, onde houve queda de duas árvores e danos em parte do telhado de uma residência devido à queda de galhos.
Os locais foram rapidamente isolados e atendidos pelas equipes da Defesa Civil, com o apoio da Guarda Civil Municipal. Ninguém ficou ferido.
As leituras pluviométricas desta manhã indicaram um acumulado médio de 14 mm, com nível de observação dentro da normalidade (sem riscos de deslizamentos ou alagamentos no município).
A Prefeitura de Peruíbe segue em estado de observação, com monitoramento constante das condições climáticas e das áreas de maior vulnerabilidade.
Santos
A Prefeitura de Santos informou que o índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 32,3 mm e o acumulado do mês é de 45,5 mm. Morros estão em estado de Observação sem o registro, até o momento, de ocorrências graves como deslizamentos ou quedas de árvores.
A recomendação é de que a população evite ficar próxima de árvores, postes e linhas de transmissão de energia e procure abrigo durante os vendavais. Para receber os alertas da Defesa Civil no telefone celular, é preciso enviar o CEP da residência por SMS no número 40199.
Em caso de ocorrência, o telefone da Defesa Civil é o 199 (funciona 24 horas).
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informa que o índice pluviométrico registrado nas últimas 24h foi de 19,0 mm. Até o momento, nenhum órgão municipal foi acionado para ocorrências relacionadas às chuvas ou ventanias. O nível vigente é de Observação.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, ainda há possibilidade de fortes rajadas de vento nesse final de semana, que podem ultrapassar os 100 km/h. A Defesa Civil de São Vicente segue de prontidão, monitorando as áreas de risco.
Bertioga
Segundo a Defesa Civil de Bertioga, até o momento, não houve solicitação referente a danos relacionados aos ventos. O Órgão orienta a população a ficar afastada de estruturas instáveis, como letreiros e árvores. Chamados podem ser feitos pelo 199.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informou que o acumulado do índice pluviométrico das últimas 24h é de 15,3mm
e o acumulado das últimas 72h é de 28,5mm. Até o momento não houve ocorrências na cidade.
Praia Grande
De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, nenhuma ocorrência grave aconteceu até o momento. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuvas é de 14mm.
Itanhaém
A Defesa Civil de Itanhaém informou que não houve registro de ocorrências relacionadas à chuva no município. O acumulado de chuvas nas últimas 24 hrs é de 18.58mm e nas últimas 72 hrs de 26,81mm
Procurada pela reportagem do TH+ portal, as Prefeituras de Cubatão e Mongaguá, ainda não retornaram o contato.



