Uma adega localizada na Rua Capitão Balduíno, no centro de Mongaguá, foi interditada na última quarta-feira (22) durante ação de fiscalização das equipes municipais comércio local.
O estabelecimento já possuía histórico de notificações por irregularidades, foi lacrado por não apresentar Alvará de Funcionamento, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e por manter uma pousada clandestina nos fundos sem Alvará Sanitário.
Os agentes da Prefeitura, lacraram e interditaram o local visando proteger a população diante dos recentes casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol registrados no país.
Durante a vistoria, o proprietário não apresentou notas fiscais que comprovassem a origem legal das bebidas à venda. A equipe de Fiscalização de Comércio verificou o lacre, a aparência das garrafas e a visibilidade dos selos e, embora nenhuma bebida apresentasse sinais visuais de adulteração, a ausência de documentação completa representa um risco sério à saúde dos consumidores.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
A Prefeitura do Mongaguá reforçou que a fiscalização em bares, adegas e depósitos de bebidas seguirá rigorosa, e orienta que os consumidores comprem apenas em estabelecimentos regularizados e fiquem atentos a preços muito baixos e rótulos suspeitos.
Além disso, também orientou que caso a população tenha denúncias de comércios irregulares de bebidas, pode entrar em contato pelos canais oficiais da Prefeitura e de órgãos parceiros.
Confira alguns cuidados importantes que ajudam a evitar o consumo de produtos adulterados:
- Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado;
- Compre apenas em estabelecimentos confiáveis e canais de venda legalizados;
- Verifique lacres, rótulos e aparência do líquido, procurando sinais de adulteração;
- Em caso de sintomas como náusea, vômitos, dor de cabeça, tontura ou perda de visão após ingerir bebida alcoólica, procure imediatamente um serviço de pronto-atendimento.



