Uma aluna de 11 anos de uma escola municipal de Praia Grande, cidade do litoral de São Paulo, foi diagnosticada com meningite bacteriana tipo C . Segundo informações, a menina está internada no Hospital Irmã Dulce e a situação está sendo monitorada pela Vigilância Epidemiológica.
A Escola Cidade da Criança passou por higienização e agentes da Vigilância Epidemiológica foram até o local conversar com os pais dos alunos e também com os profissionais da unidade para alertá-los sobre a importância da prevenção e vacinação contra a doença.
Procurada pela reportagem do TH+ portal, a Prefeitura de Praia Grande confirmou a informação e afirmou que quando o caso ainda era suspeito as pastas de Saúde Pública e Educação colocaram em prática uma série de ações.
Segundo a administração municipal, ocorreu a vistoria e higienização total da escola.
Ainda na nota, a Prefeitura afirmou que “as secretarias municipais de Saúde Pública e Educação seguem
monitorando a ocorrência e estão prestando toda a atenção necessária à paciente, à família e aos alunos, pais e funcionários da unidade escolar” e também destacou que até o momento nenhum outro aluno ou familiar da criança apresentou qualquer tipo de sintoma que possa estar relacionado à doença.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Meningite Bacteriana Tipo C
A meningite C é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria meningitidis que pode ser fatal além de causar danos cerebrais caso não seja tratada corretamente. Ela é transmitida por secreções respiratórias, se aloja na garganta e no nariz e pode ser transmitida em contato direto com outras pessoas.
A infecção pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente em crianças com menos de cinco anos que não foram vacinadas.
Para prevenir a doença, mantenha os principais cuidados de higiene pessoal, lavando as mãos regularmente e evitar compartilhamento de objetos. Manter ambientes bem ventilados e evitar aglomerações ajudam a diminuir a possibilidade de contaminação.
Entre os sintomas estão:
- Dor de garganta
- Vômitos
- Náuseas
- Fotofobia
- Cansaço
- Falta de apetite
- Irritação cutânea
- Rigidez na nuca
- Febre alta
- Dor de cabeça intensa e persistente
- Manchas grandes ou pequenas na pele, que podem ser vermelhas
- Confusão mental
- Sonolência
- Dificuldade para acordar
- Dor nas articulações
- Irritação



