RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Aluno santista participa de programa internacional ligado à NASA

A iniciativa nacional vinculada ao IASC (International Astronomical Search Collaboration), em parceria com a Nasa, ensina voluntários a analisar imagens de telescópios e identificar possíveis novos asteroides

Elanos Luís Amando Gonzalez começou a ter interesse pela astronomia desde muito cedo. Neste ano, o aluno do 4° ano B da UME Florestan Fernandes (Embaré) passou a integrar o programa Caça-Asteroides, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa nacional vinculada ao IASC (International Astronomical Search Collaboration), em parceria com a Nasa, ensina voluntários a analisar imagens de telescópios e identificar possíveis novos asteroides.

Pelo projeto, participantes utilizam o software Astrometrica para comparar sequências de imagens e registrar objetos em movimento. “O programa dá oportunidade para as crianças caçarem asteroides, e é muito legal. A gente entra no Astrometrica, carrega as pastas e começa a buscar. Depois, envia o relatório”, explicou Elanos.

O avanço acadêmico de Elanos também chamou atenção de instituições voltadas à área espacial. Ele participa atualmente de formações como astronauta análogo, que simulam na Terra treinamentos voltados às condições enfrentadas no espaço. A mãe de Elanos, Marta da Silva Gonzalez, neuropsicopedagoga, especialista em altas habilidades, acompanha cada etapa. “Sempre que aparece uma oportunidade, eu vou atrás. É desafiador, mas ele tem uma motivação muito forte, e isso me faz buscar caminhos para que continue estudando aquilo que realmente ama”, comenta.

Para a diretora da escola, Samantha Barbosa Alonso, acompanhar o desenvolvimento do estudante também é motivo de satisfação. “É um orgulho ver o avanço dele e o interesse tão consolidado nessa área. Dentro do possível, ajustamos atividades para contemplar esse tema, que é o hiperfoco do aluno”, conta.

Além do Caça-Asteroides, Elanos reúne certificados e experiências em diferentes projetos de astronomia e ciências espaciais. As oportunidades foram surgindo conforme ele avançava nas atividades, sempre impulsionado pelo próprio interesse e incentivo da mãe, que busca formas de ampliar o acesso do filho ao universo científico.

Futura lei

Para auxiliar ainda mais alunos com altas habilidades e ampliar o atendimento desses estudantes, a Prefeitura, por meio de projeto de lei em elaboração, está propondo a criação de uma Política Municipal de Proteção, Promoção e Inclusão das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), com a criação do Conselho Municipal de Altas Habilidades e Superdotação – CMAHSD.

O objetivo é garantir o pleno desenvolvimento, a valorização, o bem-estar e a proteção contra qualquer forma de discriminação e garantir, entre outros, direito à educação de qualidade, com atendimento educacional especializado; bem como a participação da família e da comunidade no processo de desenvolvimento e inclusão social e educacional.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.