O mar voltará a ficar agitado na Baixada Santista com ondas que podem ultrapassar 2 metros de altura, segundo o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta).
Em documento elaborado pelo Núcleo, é informado que entre entre segunda-feira (19/01) e quarta-feira (21/01), as ondas do quadrante sul-sudoeste podem ultrapassar 2,3m de altura significativa na noite desta segunda-feira (19).
Com relação ao nível do mar, a maré poderá ultrapassar 1,8m em toda a região de orla da Baixada Santista e 2,0m no interior do Estuário, atingindo as cidades de Santos, São Vicente e Cubatão, com altura máxima prevista para terça-feira (20/01) às 04h, o que representa um aumento de até 40cm em relação à tábua de marés.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, o estado é de Atenção na região de orla em todos os municípios da Baixada Santista devido à previsão de nível do mar entre 1,8 e 2,0 m, e altura significativa das ondas entre 2,0 e 3,0 m.
Na região do interior do estuário de Santos, São Vicente e Cubatão o estado é de Alerta, devido a previsão de nível do mar acima de 2,0m.
Em caso das previsões se confirmarem, há risco elevado de inundações costeiras durante os períodos de maré alta e de alagamentos durante os períodos de maré alta associado as chuvas previstas, principalmente no interior do estuário.
A Defesa Civil de Santos informou que devido a passagem de uma frente fria há previsão de chuva moderada a forte entre sábado (17/01) e segunda-feira (19/01) e na terça-feira (20/01) as chuvas devem adquirir intensidade forte e volume elevado.



