RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Chuva e ventos fortes causaram estragos em cidades da Baixada Santista

A navegação no Porto de Santos também ficou suspensa

Foto: Reprodução

Fortes chuvas atingiram o litoral de São Paulo na segunda-feira (19) causando uma série de estragos na região. como alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores, deslizamentos e entre outros.

A Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que a navegação no canal do Porto ficou totalmente suspenso das 14h10 de segunda (19) até às 04h30 desta terça-feira (20).

Nesta terça-feira (20) ainda estão previstas novas pancadas de chuva isoladas, que podem trazer novos transtornos, principalmente em áreas de encosta, devido ao solo estar encharcado.

Essa condição foi causada pelo avanço de uma frente fria e a presença de uma área de baixa pressão atmosférica e do fortalecimento do canal de umidade da Amazônia que favoreceu a ocorrência de fortes chuvas em todo o estado e também na Baixada Santista.

Confira os milimetros de chuva que atingiram as cidades da região e as ocorrências geradas:

Cubatão

De acordo com a Defesa Civil Municipal, as chuvas tiveram início por volta das 13h30 e, às 18h30, já era registrado o acumulado (de 24 horas) de 96 mm na área de Encosta e de 72 mm na área Central. A liderança comunitária do bairro Pilões informou à Defesa Civil sobre o início da inundação no local.

A cidade está voltando à normalidade, sem registro de novas ocorrências.

No bairro Pilões, a sirene foi acionada e nove famílias saíram preventivamente de seus imóveis, sendo abrigadas na Associação de Moradores até o escoamento da água. Por volta das 21h, a chuva cessou.

A Defesa Civil Municipal realizou vistorias no local. A Secretaria de Assistência Social prestou atendimento às famílias com alimentação e oferta de abrigo. Entretanto, os moradores optaram por aguardar o escoamento da água para retornar aos seus imóveis, o que ocorreu a partir das 22h.

Além da ocorrência no Pilões, houve escorregamento na Cota 95, onde o volume mobilizado se acomodou na parede de um imóvel. Por prevenção, os moradores (três adultos e um menor) foram para a casa de parentes.

Foi realizada vistoria, mas, devido à baixa luminosidade, uma nova vistoria será feita nesta terça-feira (20).

Houve ainda a queda de um poste de energia elétrica próximo ao prédio administrativo da Refinaria RPBC. A Companhia Municipal de Trânsito (CMT) realizou o isolamento do local, e equipes da CPFL foram acionadas.

Bertioga

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Defesa Civil, informa que, em decorrência das chuvas registradas nas últimas 24 horas, o município contabilizou 122,5 mm de precipitação na Regional Norte e 112,5 mm na área Centro-Sul. Durante o período, foi registrada apenas uma queda de árvore. Não houve registro de famílias desabrigadas ou desalojadas.

Santos

A Defesa Civil de Santos informa que o índice pluviométrico das últimas 72h foi de 85 mm, e do mês 218,2 mm. Os morros estão em estado de Atenção.

Dez ocorrências registradas no total sendo duas quedas de árvores e oito quedas de galhos. Todas as ocorrências não tiveram vítimas ou maiores transtornos. Não há vegetais sobre a rede elétrica.

Apenas a via Professor Celso da Cunha Alves, no Jabaquara, segue parcialmente bloqueada – as demais estão liberadas para trânsito. Equipes da Copaisa prosseguem com os serviços de limpeza e remoção ao longo desta terça-feira (20).

A CET-Santos informou que há ponto de alagamento na Avenida Nossa Senhora de Fátima, entre as Ruas Bóris Kaufman e Ana Santos, com faixas transitáveis.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informou que o índice pluviométrico registrado foi de 65,4 mm nas últimas 24 horas, totalizando um acumulado de 85,0 mm nas últimas 72 horas. O nível vigente permanece em Atenção. Nenhum órgão municipal foi acionado para atender ocorrências com relação a desabrigados.

Houve pontos de alagamento transitáveis nos seguintes locais: Rua Mascarenhas de Moraes; Av. Augusto Severo próximo à Rua Indaiatuba; Av. Martins Fontes próximo Rua Luis Lafraia; Av. Capitão Luiz Antônio Pimenta próximo Rua Líbano; Av. Manoel de Abreu entre Rodovia Imigrantes e Av. João Francisco Bensdorp; Av. Mal Deodoro próximo Rua Manoel Paiva.

Nesta terça-feira (20), até o momento, não há registro de pontos de alagamento intransitáveis.

A Defesa Civil foi acionada para atender ocorrências de quedas de árvores e problemas em calçadas.

Itanhaém

A Defesa Civil informa que até o momento, foram registradas 11 quedas de árvores em diversos bairros da cidade, houve 7 pessoas desalojadas que já retornaram para suas residências. O maior volume de chuva atingiu os bairro: Balneário Gaivota (176mm em 24 horas) e Nossa Senhora do Sion (146mm em 24 horas).

Mongaguá

Em decorrência das fortes chuvas registradas ontem, segunda-feira (19), foram identificados diversos pontos de alagamento e inundação em diferentes regiões do município. Em menos de 12 horas, foram registrados mais de 100 mm de precipitação. Juntamente com a ressaca, o volume de água excedeu a capacidade dos sistemas de drenagem, que colapsaram em algumas áreas.

Atualmente, o abrigo municipal no Ginásio Arturzão acolhe 17 adultos e 11 crianças. Seis animais de estimação também foram abrigados junto às suas famílias.

As equipes da Defesa Civil seguem em vistorias de campo, atendendo às ocorrências em andamento e monitorando as áreas de risco. Até o momento, mais de 300 pessoas já receberam atendimento das equipes municipais, incluindo auxílio a pessoas ilhadas, apoio para travessia segura em áreas alagadas e casos de desalojamento.

Foram registradas quatro quedas de árvores, um poste partido e um curto-circuito seguido de incêndio em poste residencial. As principais vias do município já normalizaram, mas trechos próximos a valas e córregos ainda apresentam acúmulo considerável de água. Após as chuvas, o nível dos rios subiu drasticamente, afetando diversas famílias mesmo após a parada das precipitações.

A Secretaria de Assistência Social informa que há necessidade de doações para atendimento aos acolhidos, com prioridade para toalhas de banho, roupas infantis e produtos de higiene pessoal. Além disso, ração para animais de estimação também pode ser doada. As doações podem ser entregues diretamente no Ginásio de Esportes Arturzão, localizado na Rua Caraguatatuba, nº 487.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informa que houve o alagamento de ruas e a Defesa Civil atendeu ocorrência de queda de três árvores. Foi registrado um acumulado de chuvas de 71,0mm em 24 horas e de 73,6mm em 72 horas. Não há vítimas, nem desabrigados ou desalojados.

Praia Grande

A Defesa Civil de Praia Grande informa que monitora todas as regiões da Cidade por conta das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana da Baixada Santista na segunda-feira (19).

Nas últimas 24 horas foram registrados 140 milímetros e nas últimas 72 horas foram 153 milímetros. Algumas árvores e galhos caíram com o forte vento, mas já foram recolhidos e não houve feridos.

Em alguns bairros foram constatados pontos de alagamentos com escoamento assim que as chuvas cessaram. O escoamento das águas ocorre através do sistema de micro e macrodrenagem da Cidade, que conta com mais de 30 canais.

Além da Defesa Civil, os demais setores da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) seguem atentos e de prontidão para o atendimento da população.

Peruíbe

A Defesa Civil de Peruíbe informa que, até o momento, não há registro de desabrigados no município em decorrência das fortes chuvas de ontem.

Foram registradas solicitações de resgate e transbordo preventivo de alunos de uma escola, realizado de forma segura.

Durante o auge das chuvas, foi necessário o fechamento temporário da Serra do Guaraú seguindo o protocolo de segurança. No momento, a via opera normalmente.

Também houve quedas de árvores, com atuação imediata das equipes da Defesa Civil para desobstrução das vias. Há poucos pontos de alagamento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS