RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cidade do litoral cria índice de preços para o famoso pão de cará

Primeira pesquisa aponta preço médio de R$ 22,82 o quilo.

FOTO: Isabela Carrari/arquivo

O pão de cará, patrimônio cultural imaterial da Cidade e um dos principais símbolos da identidade santista, ganhou um indicador econômico exclusivo, o IPC-Cará, refletindo a forte tradição nas padarias e mesas da população.

O primeiro boletim elaborado pela Prefeitura já está disponível  e aponta cotação média de R$ 22,82 o quilo, apurada em levantamento entre os últimos dias 13 e 19. A divulgação do índice também será feita por meio de um banner no Santos Portal.

O índice, sob responsabilidade do Departamento de Orçamento e Gestão (Deorg), da Secretaria de Governo, tem como base a pesquisa diária em 23 mercados e padarias, distribuídos pelas cinco regiões da Cidade: Centro, Morros, Orla, Zona Intermediária e Zona Noroeste.

A metodologia prevê apuração semanal da variação de preços, com indicação do maior e menor valor encontrado, além da elaboração de relatório semanal sintetizado e mensal analítico que relaciona a oscilação local aos cenários econômicos nacionais e internacionais.

Mensalmente a Prefeitura também faz a pesquisa e divulgação do preço médio da cesta básica na Cidade.

Inspirado em modelos já consolidados, como o IPCA-IBGE e o Índice Big Mac Index, criado pela revista The Economist, o IPC-Cará valoriza o item típico da cultura santista ao mesmo tempo em que se transforma em ferramenta de referência econômica.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

O secretário de Governo, Fábio Ferraz, destaca a inovação, valorizando as raízes santistas. “O IPC-Cará mostra como Santos pode inovar sem perder suas raízes. Ao transformar um patrimônio cultural, como é o nosso pão de cará, em indicador econômico, aproximamos a população de conceitos importantes, de forma leve e acessível. Mais do que números, esse índice valoriza a identidade santista e fortalece o comércio local”.

Entre os objetivos do IPC-Cará estão fortalecer o comércio local, estimular o consumo consciente e aproximar a população dos instrumentos de análise econômica, promovendo maior transparência nas relações de consumo. Exaltar uma paixão regional, incrementando um elemento simbólico da vida santista, ajudar a valorizar o produto e o comércio, e estimular o maior consumo.

“Este índice tem um caráter econômico; à medida que divulga a variação de preços, auxilia a população nas decisões de consumo, além de estimular competitividade do comércio local; tem também um caráter cultural e lúdico pois reforça o vínculo afetivo dos santistas com o pão de cará. O preço em cada região do Município poderá servir de “termômetro” para indicação do custo de vida local”, ressaltou o economista Plínio Rolim, do Departamento de Gestão e Orçamento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS