As cidades da Baixada Santista iniciaram a vacinação contra a dengue para os trabalhadores da Saúde a partir desta segunda (9).
Em Cubatão, 21 agentes de endemias no Serviço de Controle de Zoonoses já foram imunizados, enquanto os agentes comunitários de Saúde foram vacinados nesta terça-feira (10) nas próprias unidades de Saúde em que trabalham.
Segundo a Prefeitura, por trabalharem na rua, os agentes de endemias e os agentes comunitários são os profissionais mais expostos a terem contato com o mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses.
A vacina é totalmente nacional e o primeiro imunizante do mundo com dose única a proteger contra os quatro sorotipos da doença. De acordo com o instituto, a Butantan-DV levou 15 anos para ser desenvolvida até a aprovação pela Anvisa em novembro de 2025. A expectativa é que sejam produzidas mais de 25 milhões de doses até o final de 2026, das quais 1,3 milhão já foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O Serviço de Vigilância Epidemiológica deve receber mais doses ao longo dos próximos dias para estender a vacinação a outros profissionais da Saúde e, posteriormente, para a população em geral.
No Guarujá a vacinação foi iniciada nesta terça-feira (10), neste primeiro momento, o público prioritário no Município será formado por agentes de endemias e profissionais de quatro unidades de saúde: Jardim dos Pássaros, Santa Rosa, Vila Alice e Paecará.
Todos os funcionários que estiverem dentro da faixa etária preconizada, de 12 a 59 anos, serão imunizados.
Em Santos, o Município recebeu do Ministério da Saúde 318 doses do imunizante no sábado (7) e, atendendo a uma normativa do órgão federal, direcionou as doses aos profissionais da Saúde da Atenção Primária (que atuam nas policlínicas) e ACEs.
A Secretaria de Saúde da cidade aguarda a definição, por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, sobre novos envios de remessas e públicos prioritários a serem vacinados em outra fase desta imunização.
*Matéria em atualização



