RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cidades da Baixada Santista vacinam agentes de saúde contra a Dengue

Segundo a Prefeitura, por trabalharem na rua, os agentes de endemias e os agentes comunitários são os profissionais mais expostos a terem contato com o mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses

Foto: Prefeitura de Cubatão

As cidades da Baixada Santista iniciaram a vacinação contra a dengue para os trabalhadores da Saúde a partir desta segunda (9).

Em Cubatão, 21 agentes de endemias no Serviço de Controle de Zoonoses já foram imunizados, enquanto os agentes comunitários de Saúde foram vacinados nesta terça-feira (10) nas próprias unidades de Saúde em que trabalham.

Segundo a Prefeitura, por trabalharem na rua, os agentes de endemias e os agentes comunitários são os profissionais mais expostos a terem contato com o mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses.

A vacina é totalmente nacional e o primeiro imunizante do mundo com dose única a proteger contra os quatro sorotipos da doença. De acordo com o instituto, a Butantan-DV levou 15 anos para ser desenvolvida até a aprovação pela Anvisa em novembro de 2025. A expectativa é que sejam produzidas mais de 25 milhões de doses até o final de 2026, das quais 1,3 milhão já foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O Serviço de Vigilância Epidemiológica deve receber mais doses ao longo dos próximos dias para estender a vacinação a outros profissionais da Saúde e, posteriormente, para a população em geral.

No Guarujá a vacinação foi iniciada nesta terça-feira (10), neste primeiro momento, o público prioritário no Município será formado por agentes de endemias e profissionais de quatro unidades de saúde: Jardim dos Pássaros, Santa Rosa, Vila Alice e Paecará.

Todos os funcionários que estiverem dentro da faixa etária preconizada, de 12 a 59 anos, serão imunizados.

Em Santos, o Município recebeu do Ministério da Saúde 318 doses do imunizante no sábado (7) e, atendendo a uma normativa do órgão federal, direcionou as doses aos profissionais da Saúde da Atenção Primária (que atuam nas policlínicas) e ACEs.

A Secretaria de Saúde da cidade aguarda a definição, por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, sobre novos envios de remessas e públicos prioritários a serem vacinados em outra fase desta imunização. 

*Matéria em atualização

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS