Neste sábado (8), acontece o Dia D de Mobilização Estadual contra a Dengue, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). A ação reforçará a prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti em todo o estado.
Segundo o Governo estadual, até a última quarta-feira (5), já haviam sido registrados mais de 3 milhões de casos e 1.102 óbitos por dengue nos municípios paulistas.
Algumas cidades da região realizarão ações neste sábado, enquanto outras realizaram o Dia D durante o mês de novembro. Confira as atividades nos municípios da Baixada Santista:
Santos
Neste sábado (8), a Prefeitura de Santos promove das 9h às 13h, atividades educativas na Praça das Bandeiras, no bairro do Gonzaga, com estande inflável e abordagem direta aos pedestres, com entrega de material educativo.
Também será realizado um pedágio com distribuição de sal aos motoristas em frente a praça. Paralelamente, agentes de combate a endemias percorrerão toda a extensão da orla para vistorias e eventuais eliminação de criadouros.
Guarujá
A cidade de Guarujá também relizará no sábado uma ação de conscientização em dois pontos do Município. A iniciativa contará com a exposição de faixas sobre prevenção às arboviroses no semáforo do Ginásio Guaibê (Santo Antônio), além de panfletagem na fila da balsa Santos-Guarujá, na Avenida Adhemar de Barros.
No decorrer da próxima semana, entre os dias 10 e 14 de novembro, será realizada a Semana de Mobilização do Controle das Arboviroses com ações, em diversos bairros, de orientação, visitas domiciliares e vistorias em escolas, creches, hotéis, pousadas, ferros-velhos, pontos de reciclagem e marinas.
No dia 14, haverá um mutirão de vistoria no bairro Paecará, em Vicente de Carvalho, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além de reforçar a importância da prevenção junto à população. A ação contará com 70 agentes de endemias e comunitários de saúde.
Bertioga
A Secretaria de Saúde informou que o Dia D de Mobilização contra a Dengue em Bertioga será realizado no dia 26 de novembro de 2025.
A ação tem como objetivo conscientizar estudantes, professores e a comunidade escolar sobre a importância do combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de incentivar práticas de prevenção e disseminação de informações sobre a doença.
As atividades acontecerão em toda a rede municipal de ensino, com destaque para a Escola Caminhos do Bem, que sediará ações nos períodos da manhã e da tarde, voltadas a diferentes faixas etárias.
São Vicente
A Secretaria de Saúde da cidade comunicou que, até o momento, não há programação específica confirmada para o Dia D de Mobilização contra a Dengue, mas destaca que diversas ações vêm sendo realizadas para o controle e a redução dos casos da doença no município. As iniciativas incluem: vacina disponível para o público-alvo de 10 a 14 anos em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e também no Posto de Vacinação do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro, 4º andar, em frente aos elevadores do estacionamento G5, ao lado da Angiocorpore), de segunda a sábado, das 10h às 19h.
Peruíbe
Segundo a prefeitura de Peruíbe, coemçará no mês de novembro uma grande mobilização na cidade contra a doença. O primeiro Dia D do ano, será no dia 15 de novembro.
Agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e profissionais da Saúde estarão nas ruas, em todos os bairros, realizando visitas casa a casa com orientações sobre prevenção e combate ao mosquito. Terrenos baldios serão vistoriados. As escolas e prédio públicos também serão alvos de ações de prevenção desde já.
Durante a realização dos mutirões, abriremos salas de vacina nos respectivos bairros, com o intuito de melhorar a cobertura vacinal para toda a população residente na área e incentivar a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.
Principais sintomas da dengue
– Febre alta;
– Dor atrás dos olhos;
-Dores no corpo, músculos e articulações;
– Manchas avermelhadas na pele e coceira;
– Náuseas.
Vacinação
O Instituto Butantan desenvolveu a Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo, que coloca São Paulo e o Brasil na vanguarda. O imunizante contra os quatro sorotipos de dengue teve seus dados de segurança e eficácia divulgados no New England Journal of Medicine, que mostraram 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática aos dois anos de acompanhamento.
Resultados da fase 3 do ensaio clínico publicados na The Lancet Infectious Diseases mostraram, ainda, uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme.
Atualmente, o Butantan aguarda a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso do imunizante.
*Matéria em atualização



