A Defesa Civil do Estado de São Paulo acionou o gabinete de crise de forma presencial neste domingo (8). O alerta para chuvas intensas permanece válido até a próxima segunda-feira (9). As precipitações se intensificaram nas últimas 24 horas em razão da atuação de um sistema de baixa pressão no oceano, associado à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
De acordo com a Defesa Civil do estado de São Paulo, as cidades mais afetadas da região foram Guarujá e Bertioga. A cidade mais ao sul do litoral, Bertioga, teve 126 mm de chuva nas últimas 24 horas.
De acordo com o balanço estadual, 13 pessoas ficaram desalojadas e quatro desabrigadas, sem registro de feridos ou mortes. Os desabrigados estão em Bertioga -uma moradia foi interditada por causa do alto volume de chuvas. No Guarujá, um deslizamento de terra atingiu uma casa e deixou uma pessoa desalojada.
Defesa Civil do estado orienta evitar áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos, não atravessar ruas inundadas e atenção a sinais de instabilidade em encostas. Em situações de emergência, o contato deve ser feito pelos telefones 199, da Defesa Civil, ou 193, do Corpo de Bombeiros.



