A cidade de Cubatão, está presente na COP 30, que começou nesta segunda-feira (10) e seguirá até o dia 21 de novembro em Belém do Pará. Reconhecida mundialmente pela trajetória de superação ambiental, a cidade é a única representante da Baixada Santsista e do Estado de São Paulo participando dos painéis do evento.
A comitiva cubatense está sendo representada pela vice-prefeita e secretária de Habitação, Andrea Castro, e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-Estar Animal (Semam-SCBem), Cleiton Jordão Santos. Já o prefeito César Nascimento estará no dia 15 de novembro, às 17h30, realizando a apresentação “Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis”, no Pavilhão Brasil-Blue Zone.
O prefeito César Nascimento reforça que a presença de Cubatão no evento é um marco histórico e um reconhecimento à trajetória de superação da cidade: “Cubatão chega à COP 30 com orgulho e responsabilidade. Somos prova de que é possível crescer com sustentabilidade, conciliando desenvolvimento industrial, inclusão social e preservação ambiental. Estar entre as cidades que vão dialogar com o mundo sobre o futuro do planeta é motivo de orgulho para todos os cubatenses”.
Cleiton Jordão integrou o painel “Governos Locais pelo Clima: Por Uma Transição Energética Inclusiva”, na COP30 – Amazon Climate Hub, organizado pelo Instituto Arayara, realizado no Pavilhão Green Zone, que reuniu representantes de diferentes cidades brasileiras e latino-americanas para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável e transição energética justa.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
A mesa de debates foi moderada por Luísa Acauan, analista de Biodiversidade do ICLEI América do Sul, que lançou ao secretário cubatense a pergunta norteadora: “Diante do histórico industrial e da infraestrutura consolidada de Cubatão, como o município tem integrado a agenda da transição energética em sua estratégia de desenvolvimento territorial, buscando alinhar sustentabilidade, competitividade econômica e inclusão social?”
Sobre o painel, a primeira rodada debateu “Governos Locais pelo Clima”, Já na segunda rodada, o tema foi “Perspectivas do Setor Privado e do Terceiro Setor – Financiamento e Governança para Transição Justa”. O encontro reuniu representantes de cidades, estados e instituições financeiras e técnicas que se destacam por iniciativas voltadas à transição energética sustentável, desde projetos de geração distribuída e microrredes comunitárias até ações de eficiência energética e inovação social.
O diálogo buscou identificar caminhos concretos para uma governança multinível eficaz, articulando governos locais, nacionais e parceiros internacionais em prol de uma transição energética justa, colaborativa e centrada nas pessoas.
Cleiton Jordão encerrou a sua participação afirmando que “a presença de Cubatão na COP 30 reforça o compromisso da cidade em participar ativamente dos debates globais, principalmente no que tange às mudanças climáticas, justiça ambiental e da bastante citada transição energética, fortalecendo políticas públicas voltadas para um futuro mais verde, inclusivo e resiliente”.
Representando toda a Baixada Santista, Cubatão apresentou na COP 30 exemplos concretos de recuperação ambiental, inclusão social e desenvolvimento sustentável, reafirmando o protagonismo da região em políticas públicas voltadas à transição energética e à justiça climática. A presença da comitiva reforçou o papel do município como referência nacional em inovação verde e governança ambiental.
A participação cubatense continua nesta terça-feira (11). Às 15h será a vez da vice-prefeita Andrea Castro apresentar a palestra “Redução de Superpoluentes: Boas práticas de governos subnacionais da Argentina e do Brasil para territórios sustentáveis”, na Blue Zone, espaço diplomático oficial da conferência, restrito a delegações governamentais e negociadores da ONU. Já no dia 15 de novembro, às 17h30, o prefeito César Nascimento realizará a apresentação “Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis”, no Pavilhão Brasil, Blue Zone, auditório Cumaru.
A COP 30 contará com dois pavilhões, reunindo a comunidade brasileira e internacional para diálogos sobre o enfrentamento à mudança do clima, os 30 objetivos estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o Plano Clima. O Pavilhão Blue Zone é o espaço diplomático e oficial, restrito a delegações governamentais e negociadores da ONU, onde as decisões políticas sobre mudanças climáticas são tomadas. Pavilhão Green Zone é um espaço público aberto para o diálogo, exibição de soluções e eventos organizados pela sociedade civil, setor privado e academia.



