A cidade de Guarujá foi atingida por frtes chuvas durante a madrugada e a manhã desta quinta-feira (5). Nas últimas 24 horas foi registrado um acumulado de 122 mm, 108 mm nas últimas três horas e, em 72h, um volume de 106,7mm. Devido a isso, houve o acionamento da sirene de alerta localizada na Escola Municipal Sérgio Pereira, próximo ao Morro da Barreira do João Guarda.
Preventivamente, após o acionamento da sirene, os núcleos locais de Defesa Civil orientaram os moradores a deixarem suas residências e permanecerem nos abrigos até cessar o risco de deslizamentos. O acionamento ocorre quando a chuva ultrapassa 45 mm a 50 mm em 1 hora.
O prefeito Farid Madi acionou a equipe de contingenciamento da Defesa Civil para permanecer em alerta, além da convocação de todas as secretarias municipais para estarem de prontidão.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Além do Morro da Barreira do João Guarda, o Morro do Macaco, Morro do Engenho, Morro do Bil e Vila Baiana, são as áreas que exigem maior atenção e estão sendo monitoradas de perto pelas equipes da Defesa Civil. “Estamos preparando, por precaução, todas as medidas para mitigar efeitos e, principalmente, proteger a vida dos nossos munícipes”, reforçou o prefeito.
No Morro da Baiana houve um pequeno deslizamento de terra, em uma área que já havia sido interditada anteriormente pela Defesa Civil, onde não há pessoas residindo, pois as moradias já haviam sido desocupadas preventivamente.
A Prefeitura disponibilizou os seguintes locais de apoio aos moradores:
· Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado (Av. Veraneio, 1 – Balneário Guarujá, Guarujá)
· Escola Municipal Herbert Henry Dow (Rua Uruguai, 950 – Balneário Guarujá)
· Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues (Av. Atlântica, 1516 – Balneário Cidade Atlântica)
· Escola Estadual Paulo Clemente Santini (Rua Mario Malheiros, 1 – Jardim Praiano)
· N.E.I.M. Agripina Alves de Barros (Rua Mario Malheiros, 205 – Jardim Praiano)



