A Defesa Civil de Santos realiza neste sábado (31), às 10h, simulado de acionamento da nova sirene de alerta na Praça do Céu, na Vila Progresso, área classificada como de risco em períodos de chuva. Para orientar e convocar a população para o exercício, os técnicos foram ao morro distribuir fôlderes aos moradores, nesta quinta (29).
O simulado vai reproduzir uma situação real de risco, permitindo que moradores e equipes técnicas testem, na prática, os protocolos de resposta em caso de necessidade de evacuação. A iniciativa faz parte do trabalho contínuo da Defesa Civil voltado à prevenção, orientação e proteção da vida, especialmente em áreas mais vulneráveis.
A entrega dos panfletos foi feita de porta em porta, reforçando a importância da participação dos moradores. A iniciativa contou com a atuação conjunta das defesas civis de Santos e do Estado.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Daniel Onias, coordenador da Defesa Civil de Santos, explicou aos moradores sobre a importância da atividade. “A ferramenta permite alertar rapidamente a população em casos de chuvas intensas e outros eventos severos, indicando quando é necessário deixar as residências e aguardar a orientação da Defesa Civil”.
Simulado
O material traz orientações claras sobre o funcionamento do sistema de alerta e sobre como a população deve agir, caso a sirene seja acionada, além de informações sobre o ponto de encontro e os procedimentos de segurança.
“A ideia é que todos saibam para onde se deslocar se a sirene for acionada por conta de chuvas fortes e só retornem às suas casas após a autorização da Prefeitura”, reforçou o coordenador regional adjunto da Defesa Civil do Estado, César Tadeu.
Morador da Vila Progresso, Profiro Missena da Silva, de 46 anos, ressalta a importância do equipamento. “O trabalho da Defesa Civil tem levado mais informação e preparo para a comunidade e a sirene é mais um instrumento importante para alertar rapidamente em situações de risco. Este alerta pode salvar vidas.”



