Nas últimas semanas, casos de meningite acenderam um alerta sobre a importância de atenção e cuidado para prevenção contra a meningite. Em menos de um mês, a cidade de Praia Grande registrou dois casos confirmados da doença, entre elas uma morte e também há um caso sob suspeita.
De acordo com a Prefeitura da cidade, o primeiro caso confirmado, foi de uma criança de 11 anos, que contraiu meningite tipo C e faleceu no dia 26 de outubro. A escola em que a criança estudava passou por higienização total e não houve a necessidade de suspensão das aulas.
Também foi realizada uma quimioprofilaxia (medicação) das pessoas que tiveram contato com a criança. Ainda segundo a administração municipal, na sexta-feira (31), foi realizada uma ação de vacinação na EM Cidade da Criança, com a aplicação de mais de 220 imunizantes.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
A ação aconteceu após informação prévia junto aos pais e responsáveis dos alunos da unidade escolar.
Segundo caso
O segundo caso confirmado é de uma criança do sexo masculino, de 2 anos, que contraiu meningite bacteriana causada por streptococus pneumoniae. Apesar de moradora de Praia Grande, a criança não está na Cidade e está internada no Hospital das Clínicas de Mogi das Cruzes.
Segundo a prefeitura, para esse tipo de meningite, todas as ações indicadas no protocolo do Ministério da Saúde já foram desencadeadas pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap).
Assim que o caso suspeito foi informado, a Vigilância Epidemiológica da Sesap realizou uma série de atividades na EM Maria dos Remédios.
Caso suspeito
Sobre o caso de suspeita de meningite, a Secretaria de Saúde Pública da cidade recebeu na segunda-feira (3) uma notificação de Santos de suspeita de meningite para uma criança do sexo masculino de 4 anos e moradora de Praia Grande. A criança está internada no Hospital Ana Costa, em Santos.
O caso está sendo investigado e monitorado por meio da Vigilância Epidemiológica.
Em nota, a Sesap destacou que “todos os protocolos do Ministério da Saúde foram cumpridos pela Administração Municipal, dentro dos prazos determinados, bem como foram fornecidas para a escola e familiares dos alunos as orientações sobre higiene pessoal e compartilhamento de objetos pessoais”.
Vacinação
A pasta reforçou que é fundamental que pais e responsáveis mantenham atualizada a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, incluindo todas as doses relativas à meningite.
A vacina ACWY está disponível nas 31 Usafas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A ACWY é ofertada como dose de reforço aos 12 meses. As crianças que não estão com a vacina atualizada podem tomar o imunizante até os 3 anos, 11 meses e 29 dias. Também é orientado um novo reforço vacinal dos 11 aos 14 anos.


