RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Governo de SP homologa PPP do Sistema de Travessias Hídricas e confirma avanço do projeto

Publicação no Diário Oficial confirma o Consórcio Acqua Vias SP como vencedor definitivo; projeto avança para a fase pré-contratual

Tarcísio de Freitas encaminha à Alesp proposta de PPP para a operação das travessias de balsas; entenda
Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), publicou na última quarta-feira (14), no Diário Oficial do Estado, a homologação e adjudicação da Parceria Público-Privada (PPP) do Sistema de Travessias Hídricas. A medida confirma o Consórcio Acqua Vias SP, formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Rodonave Navegações, Zetta Infraestrutura e Participações e Innovia Soluções Inteligentes, como vencedor definitivo do certame. 

A decisão encerra a etapa de concorrência e convoca a concessionária para o cumprimento das etapas pré-contratuais que antecedem a assinatura do contrato, prevista para ocorrer ainda neste semestre.

Com investimento total estimado em R$2,5 bilhões e prazo contratual de 20 anos, a PPP prevê a aquisição de mais de 40 novas embarcações, sendo a maioria delas 100% elétricas. O projeto também contempla a requalificação e ampliação de 20 terminais no Estado de São Paulo, além da implantação de novas oficinas de manutenção, centros de controle operacional, cabines automáticas de cobrança e sistemas avançados de automação e segurança. O Consórcio Acqua Vias SP venceu o leilão realizado na B3, em novembro de 2025, ao oferecer desconto de 12,60% sobre o valor máximo do preço unitário por partida previsto no edital.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos


 Durante a fase de estruturação, a PPP de Travessias Hídricas tornou-se o primeiro projeto do Brasil a receber a certificação internacional Blue Dot Network, concedida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O reconhecimento atesta o alinhamento da iniciativa aos mais elevados padrões internacionais de governança, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

A modernização do sistema estadual de travessias permitirá a redução de até 18 mil toneladas de emissões de CO₂ por ano, consolidando o projeto como um dos maiores programas de descarbonização do transporte aquaviário no país.

Entre as linhas contempladas estão São Sebastião–Ilhabela, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Ilha Comprida, Iguape–Juréia e Bororé–Grajaú, entre outras. O projeto vai beneficiar áreas de grande relevância econômica e populacional, além de garantir melhor desempenho nas épocas de maior movimento. O modelo prevê que a concessionária reforce a frota em feriados e períodos de alta temporada, assegurando mais viagens e redução nas filas de espera.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS