Um jovem, de 19 anos, identificado como João Vinícius, sofreu um acidente enquanto manuseava fogos de artifício e perdeu a visão do olho esquerdo. O acidente aconteceu na rua Mongaguá, no bairro Jussara, na cidade de Mongaguá, litoral de São Paulo, na véspera de natal, no último dia 24.
A vítima solicitou atendimento por meios próprios na Unidade de Pronto Atendimento da cidade, onde recebeu os primeiros socorros e chegou a ser internada.
Segundo a Prefeitura, devido à gravidade do trauma ocular, foi transferido para uma unidade especializada na capital paulista.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Apesar da intervenção médica, João Vinícius perdeu a visão do olho esquerdo. O jovem já recebeu alta médica e se recupera em casa.
Legislação e penalidades sobre fogos de artifício
Com foco na proteção da saúde pública e do bem-estar de crianças, idosos, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e animais, a Prefeitura de Mongaguá publicou o decreto que regulamenta a Lei Municipal nº 3.395/2025. A norma proíbe a queima, soltura, manuseio e comercialização de fogos de artifício com efeito sonoro ruidoso no município. O descumprimento da lei pode gerar multa de R$11.106,00, e o infrator ainda pode ser conduzido à delegacia.
As equipes da Prefeitura continuarão nas ruas durante a semana do Réveillon para garantir a segurança e o sossego da população. “A intensificação da fiscalização neste período é uma medida preventiva. Com mais pessoas circulando pela cidade, qualquer uso irregular desses artefatos representa um risco maior, tanto para quem manuseia quanto para quem está ao redor”, afirma Wagner Fidelis Filho, fiscal da equipe de Fiscalização de Comércio de Mongaguá.
Canais de denúncia
A colaboração da população é fundamental para coibir a venda e o uso de fogos proibidos. Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais:
Guarda Civil Municipal: 153
Polícia Militar: 190
Fiscalização do Comércio (WhatsApp): (13) 3445-3052



