Após as festas de fim de ano, a compra de materiais escolares para a volta às aulas se torna o foco dos brasileiros. O Procon-SP realizou uma pesquisa de preços de materiais escolares e encontrou diferenças significativas entre o valor praticado por estabelecimentos diferentes para um mesmo produto, nas cidades de Santos e São Vicente no mês de dezembro.
Segundo a pesquisa, o item que teve maior variação foi o estojo de caneta hidrográfica NeoPen de 12 cores custava R$ 24,80 em um estabelecimento de Santos e, em outro localizado em São Vicente, estava a R$ 12,90, chegando a 92% de diferença.
O levantamento, realizado pelos especialistas do Procon-SP do núcleo regional de Santos, envolveu produtos como apontador de lápis, borracha, caderno, canetas esferográfica e hidrográfica, colas em bastão e líquida, fita corretiva, giz de cera, lápis de cor, lápis preto, lapiseira, marca texto, massa de modelar, papel sulfite, régua e tesoura.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Foram comparados os preços de 63 itens; a coleta dos preços foi feita em seis estabelecimentos comerciais de Santos e São Vicente entre os dias 15 e 16 de dezembro.
Outro resultado da pesquisa que demonstra que o consumidor pode economizar ao comparar os preços antes de ir às compras é o fato de que dos 63 itens envolvidos na iniciativa, 11 apresentaram mais de 50% de diferença no preço conforme o local pesquisado. Confira o relatório completo do Procon-SP.
Por isso, a importância da comparação dos preços antes de ir às compras, além da recomendação de reaproveitar os produtos da lista de material que o consumidor já possui em casa.
De acordo com o Procon-SP, a iniciativa tem como objetivo de auxiliar os consumidores na hora das compras, oferecendo referências de preços.



