Uma jovem de 16 anos que está internada em estado grave na UTI do Hospital Regional de Itanhaém teve a intoxicação por metanol confirmada pela Prefeitura de Mongaguá.
Segundo a Secretaria de Saúde de Mongaguá, a adolescente deu entrada na UPA de Mongaguá na manhã do dia 28 de setembro e devido a gravidade do quadro foi transferida para o Hospital Regional de Itanhaém no mesmo dia, com vaga zero cedida às 22h18.
Inicialmente, a paciente teve um exame anterior descartado, mas diante da evolução clínica, foi reaberta a investigação e solicitado um novo exame, que deu positivo para a presença de metanol. A informação foi confirmada pela equipe do hospital regional e vigilância epidemiológica através de critérios clínicos e presença de metanol em exame laboratorial.
De acordo com a pasta, a paciente permanece na UTI, com prognóstico reservado, necessitando de cuidados intensivos.
Balanço estadual
O balanço do gabinete de crise do Governo do estado de São Paulo em relação a casos de intoxicação por metanol são atualizados diariamente. Até terça-feira (15), o estado contabilizou 128 casos.
O caso de Mongaguá é o primeiro confirmado, mas no último balanço ainda não havia sido notificado.
Confira como está a situação na Baixada Santista:
Cubatão: 1 caso descartado
Mongaguá: 2 casos descartados
Praia Grande: 1 caso descartado e 1 caso investigado
Santos: 1 caso investigado
São Vicente: 1 caso descartado e 1 caso investigado
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
O que é metanol
O metanol é um álcool usado normalmente em indústrias em solventes e outros produtos químicos. A ingestão do produto traz inúmeros perigos, atacando diversas partes do corpo e pode comprometer a medula, o cérebro e o nervo óptico, causando cegueira, coma e até morte.
Além disso, a ingestão pode provocar insuficiência pulmonar e renal.



