RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Obra que ampliará abastecimento de água na região entra em fase final

O empreendimento da Sabesp tem aporte de R$ 134,7 milhões e vai reforçar o abastecimento de mais de 450 mil pessoas no litoral

As obras da Travessia Subaquática Santos–Guarujá entraram na fase final com o início da instalação dos tubos da nova adutora, ampliando a segurança hídrica da região. O empreendimento da Sabesp tem aporte de R$ 134,7 milhões e vai reforçar o abastecimento de mais de 450 mil pessoas no litoral.

Na quinta-feira (29), a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, esteve no local das intervenções para acompanhar o início da etapa final das obras.

De acordo com o Governo do estado, a nova adutora vai interligar o sistema de abastecimento da Estação de Tratamento de Água Cubatão ao sistema de distribuição de Vicente de Carvalho, em Guarujá. A tubulação passará por baixo do canal do Porto de Santos e terá capacidade para transportar 500 litros de água tratada por segundo.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos



Esta será a segunda travessia subaquática sob o canal do Porto, somando-se à estrutura já existente e em operação entre os bairros Ponta da Praia, em Santos, e Vila Lígya, em Guarujá, que também envia até 500 litros por segundo para o abastecimento da Ilha de Santo Amaro.

As obras, com conclusão prevista para julho de 2026, envolvem a instalação de 5,56 km de tubos, sendo cerca de 1,5 km em travessia subaquática. A nova adutora ampliará a capacidade de transporte de água para Guarujá, sem impacto no abastecimento de Santos e Cubatão, uma vez que a Estação de Tratamento de Água Cubatão tem capacidade para atender os três municípios. A água será produzida na ETA Cubatão, seguirá para os reservatórios da Sabesp e, a partir do reservatório do Saboó, em Santos, será conduzida pela nova adutora, que percorrerá a região do cais, passará sob o canal do Porto e chegará ao reservatório de Vicente de Carvalho.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS