A Prefeitura de Santos iniciará nesta terça-feira (3) uma campanha para trazer orientações sobre a presença de gaviões em Santos e também indicar boas práticas de coexistência entre a população e as aves.
Segundo a administração municipal, o itinerário da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Semam) percorrerá 15 áreas com concentração de gaviões com ninhos.
A ação começará no cruzamento entre a Avenida Washington Luiz e a Rua Minas Gerais (Boqueirão). Na sequência, devem ser abrangidos os cruzamentos das avenidas Washington Luiz e Francisco Glicério (Gonzaga) e, depois, a Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva (praça do Sesc – Aparecida). As próximas datas e locais serão divulgadas no site.
As equipes ficarão nos locais com placas e folders educativos, tirando dúvidas e trazendo informações sobre as aves como os benefícios delas, as principais ameaças à espécie e os procedimentos a serem adotados caso sejam avistados gaviões na região.
Também será aplicado um questionário de opinião pública para avaliar a percepção da comunidade em relação aos gaviões.
Os gaviões asa-de-telha (Parabuteo unicinctus) são nativos das américas e avistados em Santos há mais de 20 anos.
Em caso de ferimentos causados através de eventual contato com as aves, a orientação é que a pessoa procure atendimento em uma unidade de saúde para profilaxia, cuidados e indicação de vacinas, conforme as recomendações médicas.
Caso algum munícipe encontre gaviões ou algum outro animal ferido, deve ligar para o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153, ou para o Corpo de Bombeiros (193). Para denunciar crime ambiental, ligar para a Polícia Militar Ambiental (190).



