Duas viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos que atendem ao programa Guardiã Maria da Penha estão de cara nova e agora, além do logotipo do programa, os veículos ganharam uma faixa cor-de-rosa nas laterais, para ampliar a identificação das equipes especializadas e facilitar às vítimas de violência doméstica que os reconheçam, se aproximem e sejam acolhidas com segurança.
Segundo a Prefeitura, em breve outros dois carros serão adesivados.
O programa Guardiã Maria da Penha fiscaliza medidas protetivas, oferece apoio emocional, orientação e escuta ativa às vítimas, promovendo acolhimento e caminhos para a reconstrução de suas vidas.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Em 2025, o trabalho foi fortalecido com a inauguração de uma sala exclusiva na Casa da Mulher, que ampliou o atendimento e garantiu um ambiente seguro e reservado para o acolhimento. As equipes realizam visitas regulares às vítimas, verificam o cumprimento das medidas protetivas e fazem o encaminhamento para serviços públicos, sempre com uma abordagem humanizada.
O balanço semestral do programa apontou que, no período de 1º de julho de 2025 a 23 de janeiro de 2026, foram realizados 1.006 registros de ocorrências, sendo sete relacionados a descumprimentos de medidas protetivas. Atualmente, há 233 processos em andamento.



