As cidades de Santos, São Vicente e Cubatão ficaram sem energia elétrica na madrugada deste sábado (13). Segundo a CPFL Piratininga, concessionária de que administra a distribuição de energia elétrica na Baixada Santista, o apagão teve como principal motivo, um problema na transmissora ISA Energia. A luz voltou cerca de 13 minutos depois.
Como funciona a transmissão de energia elétrica na Baixada Santista?
A ISA Energia, atua em transmissão de energia elétrica, enquanto a CPFL a distribui para toda a região. A energia chega para a CPFL em linhas da ISA Energia, a concessionária recebe e rebaixa a tensão e só depois, a energia é distribuída para a população.
Em nota, a CPFL afirmou que a falha no sistema elétrico ocorreu fora da rede onde ela administra, mas por conta do trabalho em conjunto, acabou impactou no fornecimento de energia dos três municípios da Baixada Santista. Ainda na publicação da concessionária, assim que a ocorrência foi reconhecida, passou a ser monitorada e todas as ações necessárias foram adotadas para que a normalização do serviço.
A ISA Energia informou, em nota, que à 1h38 houve uma falha em sua subestação localizada na Baixada Santista, que ocasionou interrupção momentânea no fornecimento de energia para os municípios de Santos, São Vicente e Cubatão. Assim que a falha aconteceu, uma recomposição das cargas foi iniciada de imediato, em conjunto com a distribuidora local (CPFL) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e a normalização do fornecimento de energia aconteceu por volta de 01h51.
Segundo as empresas, as causas da falha na subestação ainda não foram identificadas.



