RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Defesa Civil alerta para onda de frio em SP a partir deste domingo (19)

Prefeitura de Santos

A frente fria que chegou ao estado de São Paulo provocando muita chuva também derruba a temperatura a partir deste domingo (19) pelo menos até a próxima quarta-feira (22).

Devido a esse cenário, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta de frio intenso em plena primavera, estação marcada por temperaturas mais amenas.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) do órgão estadual, nos próximos dias as temperaturas mínimas terão queda acentuada, com previsão de 8°C para a região metropolitana da capital, 5°C para a Serra da Mantiqueira, 9°C no Vale do Ribeira e regiões de São José dos Campos e Itapeva, 10°C nas regiões de Sorocaba e Campinas, 11°C nas regiões de Bauru e Araraquara, 12°C nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, e 14°C na Baixada Santista e litoral norte.

As máximas também não devem subir tanto. Na capital, por exemplo, os termômetros não devem superar os 17°C neste domingo, 20°C na segunda (20), 23°C na terça (21) e 24°C na quarta (22).

Diante dessa previsão, o Governo de São Paulo anunciou a ativação do abrigo solidário na estação Pedro 2º, da linha 3-vermelha do metrô, a partir das 19h deste domingo. A medida, que tem previsão de funcionamento até a manhã de quarta, visa a oferecer acolhimento emergencial à população em situação de rua durante os dias mais frios.

“Durante todos os dias de funcionamento, o abrigo solidário disponibiliza alimentação, colchões, cobertores e acolhimento humanizado, lembrando também que os pets são bem-vindos e recebem o cuidado necessário, reforçando o compromisso do Governo do Estado de São Paulo com a proteção das populações mais vulneráveis diante de eventos extremos de frio”, diz a Defesa Civil, em nota.

Para este domingo, a previsão ainda é de chuva fraca na Grande São Paulo durante o dia. Na segunda ainda pode garoar de manhã, mas a tendência é de não chover nos dias seguintes.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu um alerta laranja, de perigo, para ventos fortes em todo o litoral paulista. Com isso, a Marinha do Brasil mantém ativo o aviso de ressaca até 21h de segunda-feira, com ondas que podem atingir de 2,5 m a 3 m de altura.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS