Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma cena de humanidade e empatia. Um enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos cantou para uma idosa de 99 anos para acalmá-la, já que ela possuía medo de andar de ambulância.
Rogério Teixeira, de 49 anos, é o enfermeiro que aparece nas imagens cantando para a idosa. Há 11 anos no serviço de APH, no SAMU, ele afirma que um atendimento humanizado se faz necessário.
O caso da idosa aconteceu na noite do último sábado (6), o serviço de emergência foi acionado para um atendimento de queda em uma casa de repouso da cidade de Santos.
“Quando a equipe chegou no local, a idosa já estava estável, não apresentava fraturas e nem sangramento, somente um discreto corte em supercílio esquerdo, foi realizado curativo compressivo e foi realizado os parâmetros como pressão e sinais vitais […] Ela foi embarcada na nossa ambulância, com uma avaliação médica no hospital de referência”, afirmou.
Segundo Rogério, ao embarcarem a senhora na ambulância ela estava bastante tensa, com uma cara bastante assustada e estava sendo acompanhada por uma pessoa da Instituição.
Confira o vídeo:
“A gente sempre procura distrair um pouco o paciente para que seja o menos traumático possível, ainda mais idoso e criança. Perguntei porque ela tava assim e ela falou que não gostava de andar de ambulância”, conta.
Para relaxá-la, o enfermeiro teve a ideia de colocar para ela uma música e questionou qual o cantor que ela gostava.
“Essa foi a parte do atendimento que mais me marcou. Ela respondeu que não ouvia música há muitos anos e que qualquer cantor para ela tava bom que ela já que nem lembrava de qualquer nome de cantor. Eu imaginei na hora o Roberto Carlos, porque é unânime, todo mundo gosta, né. Parei meu celular e coloquei Roberto Carlos, porém entrou uma música muito lenta, que não condizia com o momento”, conta.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Rogério resolveu então colocar um samba no qual os Demônios da Garoa cantam a música “Fogo e Paixão” do Wando.
“A feição dela mudou, ela começou a interagir, começou a cantar. E nós fomos cantando o trajeto inteiro, cantamos outras músicas, porém não gravamos. Mudou totalmente o astral do atendimento, tanto dela quanto da acompanhante. A gente cantou bastante, ela deu risada e na chegada do hospital ela já estava com outra feição, bem mais calma. Disse que não tinha mais medo de andar de ambulância”, conta.
O enfermeiro afirmou que pediu autorização da idosa para compartilhar o vídeo com sua chefe e foi autorizado pela senhora.
Atendimento humanizado
Rogério conta que o atendimento humanizado precisa ser feito tanto com pacientes como para os seus acompanhantes.
“Essa visão que o profissional do SAMU tem que ter, com essas adversidades de situações em que ele se encontra, é muito importante.
A humanização traz uma maior tranquilidade, você, às vezes, consegue baixar um pouco o nervosismo, o desespero, que muitas vezes nem é do paciente, mas do familiar”, afirma.
Além disso, o profissional ressalta a importância das capacitações aos profissionais da saúde. “Ela é de extrema importância para o profissional.
No Samu, as capacitações são feitas semanalmente e realizadas pelo nosso núcleo de educação permanente, o NEP. Isso é bastante importante de salientar, que dentro dessas capacitações envolve todos os tipos de condutas”, finaliza.



